Dezenas de pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial Núbia Melo Carvalho (CAPS) de Olho d?Água das Flores participaram, durante toda a semana de 10 a 14 de outubro, de várias atividades em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental que é celebrado dia 10 de outubro.
A coordenadora do CAPS disse que realizar atividades fora do centro além de representar um momento de descontração para os usuários do CAPS mostra à sociedade como o trabalho realizado pela equipe do CAPS é valoroso e reintegra os pacientes ao convívio social. ?No CAPS os usuários tem atendimento humanizado e para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental realizamos essas atividades?, disse a coordenadora, Juciane Almeida.
Os usuários tem uma vida normal, participam de feiras e eventos em datas comemorativas. O CAPS é hoje um centro de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico e um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço de assistência extra-hospitalar que substitui o modelo asilar e que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.
?Ações como essas acabam sendo uma maneira de proporcionar a interação de todos os usuários, suas famílias e os profissionais que trabalham para melhorar a vida dessas pessoas e proporcionar um tratamento bem mais humanizado?, afirmou o Secretário de Saúde, Rubens Moura.
A Semana foi marcada por panfletagem na feira livre, dia de beleza, onde os usuários cortaram cabelo e fizeram as unhas, futebol, oficinas com alunos da rede municipal, em que usuários passaram seus conhecimentos sobre artesanato, adquiridos na terapia ocupacional, para os alunos e o grande show na Rua do Comércio, apresentando o II Loucos para Mostrar a Sua Arte.
Comemorado pela primeira vez, em 1992, por decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde Mental foi criado para conscientizar a todos sobre a importância desta parcela da população.
Segundo o Prefeito Carlos André ? NEN o foco maior do interesse em instalar um CAPS em Olho d?Água das Flores foi mostrar à sociedade que pacientes que no passado eram jogados em manicômios, são seres humanos e podem ser inseridos na vida profissional, e na vida pessoal direto no seu leito familiar. ?Nosso objetivo é fazer com que as pessoas entendam que os pacientes com transtornos mentais são seres humanos?, declarou o prefeito.
CAPS de Olho d?Água das Flores comemora Dia da Saúde Mental de Olho dÁgua das Flores
GeralDiana Pereira - ASCOM Olho d'Água das Flores 16/10/2011 - 16h 00min ASCOM
Comentários