GFEAL comemora 25 anos de espiritismo em Santana do Ipanema

Religião

Por José Malta Neto

Eurides Gomes Porongaba - Palestrante da Noite

O Grupo de Fraternidade espírita André Luiz está comemorando neste mês de outubro 25 anos de implantação da Doutrina Espírita em Santana do Ipanema.

Todas as quintas-feiras acontecerão Reuniões Doutrinárias comemorativas com palestras cuja temática é a Família e todos os palestrantes serão de outras localidades do nosso Estado.

Nossas Reuniões acontecem sempre às 20 horas na av. Nossa Senhora de Fátima, 544, bairro monumento.

Na primeira quinta-feira (06) a expositora foi Marluce Ferreira, da cidade de Maceió que apresentou o tema ?Nossos Filhos são Espíritos?

Na última quinta-feira (13) (Fotos abaixo) o palestrante foi Eurides Gomes Porongaba, também de Maceió que abordou o tema ?Maternidade: Missão Divina?

O palestrante usou uma linguagem muito simples, recheada de depoimentos retratando op amor materno e as superações nas horas mais difíceis. As dificuldades que nos são impostas, são beneficies de Deus para que possamos aprender a amar ? disse Porongaba. E fez uma menção toda especial a sua filha que tem Síndrome de Down, mas que a cada dia surpreende a todos.

Após a palestra foi distribuída uma mensagem especial e sorteado 5 exemplares do Evangelho Segundo o Espiritismo para os presentes.

Próximas reuniões:

Quinta feira dia 20 ? Diálogo entre Pais e Filhos
Expositor: Vitor Teodósio (Maceió)

Quinta feira dia 27 ? A Fraternidade na Nova Era
Expositora: Janete Martins (Palmeira dos Índios)

Grupo de Fraternidade Espírita André Luiz: 22 anos no trabalho do Bem

O Começo


A História da implantação do Espiritismo em Santana do Ipanema no Estado de Alagoas se confunde com amor, perseverança, doação.

Poderíamos dizer também que foi a materialização de um compromisso assumido no Plano Maior e que teve como instrumento, para o despertar, um companheiro que saíra da cidade de Itaperuna-RJ, funcionário do Banco do Brasil, para prestar serviços na agência da cidade de Santana do Ipanema. Esse companheiro chamava-se Luiz Gonzaga de Souza Machado, hoje já está no plano espiritual.

Filosofando diríamos nós: ?estava escrito nas estrelas?. Luiz Gonzaga chegou em Santana, fez amizade com os companheiros de trabalho José Reni e Tereziano, paquerou a Telma, filha da dona Nadir e irmã do Ildebrando. Então não deu outra. De uma cajadada só ele envolveu ?a turma?. Começaram a se encontrar, vida espiritual para aqui, encarnação para lá, relatos de sua vivência em um dos Grupos da Fraternidade, sua família toda espírita, contatos com a Espiritualidade. Culto do Evangelho nos lares do pessoal e altos papos sobre Espiritismo até altas horas da madrugada! Gonzaga, amparado pelos Amigos Espirituais, preparava o terreno para a implantação da Terceira Revelação em terras sertanejas.

O tempo foi passando, e despertou o interesse da turma para adquirir conhecimentos mais sólidos sobre o Espiritismo. Precisam estudar dizia o Gonzaga! Então o Ildebrando ofereceu a pequena garagem da sua casa ? ?não tenho carro mesmo?! E foi uma animação, arrumaram mesa, cadeiras, improvisaram um pequeno Centro de Estudos, Tereziano animado todo, contagiava o pessoal com seu grande coração, ele e a Carmem. Nadir era toda felicidade. Ildebrando apresentava uma sede de saber que não tinha fim. Izaura, com seu enorme potencial mediúnico,era trabalhada pela Espiritualidade. E eles se reuniam, estudavam, cantavam, faziam visitas ao abrigo São Vicente, dava gosto de ver!.

José Reni e a esposa Lúcia, Tereziano e a esposa Carmem, Ildebrando e a esposa Izaura, Gonzaga e Telma, Nadir, formavam efetivamente o pequeno grupo de estudos. A turma jovem como Nadja, Carmem, Sandra, Paulinho começavam a se contagiar com os fluidos espirituais e começaram a formar fileiras com o Grupo.

Em 04 de outubro de 1986 implantava-se em Santana do Ipanema a então Sociedade Espírita André Luiz, tendo como expositor o prof. Luiz Pereira de Melo.

Sua primeira sede funcionou durante os primeiros anos no bairro da Camuxinga, na rua Pedro Brandão, prédio cedido pelos pais de José Reni Feitosa Farias.

Comentários