A Prefeitura Municipal de Poço das Trincheiras através das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social ? CRAS, vem promovendo ao longo da Gestão o Serviço de Proteção Social Básica/SUAS, em especial a articulação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ? SCFV.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o SCVF deve ser desenvolvido por meio de trabalhos em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária que estimulam a participação social, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.
Em Poço das Trincheiras, os princípios e objetivos propostos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos podem ser observados nas ações desenvolvidas nos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ? PETI, que atende cerca de 300 crianças de 06 a 15 anos na zona rural e urbana, tendo por base, além do combate à exploração do trabalho infantil, os seguintes pontos:
Complementar as ações da família e comunidade na proteção desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo e contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Sobre a metodologia de trabalho, a pedagogia de projetos vem sendo bastante difundida nos Serviços e Programas socioeducativos. Como exemplo, pode-se citar os núcleos do PETI dos Povoados Alto do Tamanduá e Jorge, que irão desenvolver um projeto denominado Intercâmbio Cultural, que tem por objetivo a preservação da cultura quilombola através do contato in loco com comunidades remanescentes.
Já o Projovem Adolescente é o Serviço de Convivência voltado para jovens de 15 a 17 anos, sendo executado em Poço das Trincheiras através de ações desenvolvidas em seis coletivos, atendendo aproximadamente 150 jovens no perímetro rural e urbano.
Atualmente os coletivos do Projovem Adolescente de Poço das Trincheiras veem desenvolvendo projetos que fazem parte da proposta metodológica do Programa.
Os projetos partiram de problemáticas observadas pelos jovens em suas comunidades.
Projeto: Não a Violência! Queremos Paz
Comunidade: Alto do Tamanduá
Objetivo Geral: Fortalecer subsídio parta que os jovens adolescentes e seus familiares possam atuar como agentes multiplicadores na prevenção da violência relacionada ao uso indevido de álcool e outras drogas.
Projeto: Por que reciclar?
Comunidade: Povoado Jorge
Objetivo Geral: Incentivar a comunidade a utilização da reciclagem como alternativa de geração de renda e proteção ambiental.
Projeto: O Som do Lixo - Jovens Promovendo um Mundo Melhor
Comunidade: Povoado Quandu
Objetivo Geral: Sensibilizar os indivíduos acerca da importância da reciclagem e reutilização de materiais.
Projeto: SAÚDE EM FOCO
Comunidade: Tapúio
Objetivo Geral: Fortalecer a política púbica de saúde na comunidade, através de ações de prevenção e promoção de saúde.
Projeto: Lixo e Reciclagem
Comunidade: Povoado Várzea de Dona Joana
Objetivo Geral: Sensibilizar a população acerca da necessidade de reciclar o lixo.
Projeto: A cultura do forró ontem e hoje
Localidade: Poço das Trincheiras
Objetivo Geral: Incentivar a preservação da cultura nordestina através do forró.
Ainda acerca do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a Secretaria Municipal de Assistência Social junto com o CRAS irá desenvolver o projeto da Brinquedoteca Itinerante que esta em fase de implantação, prevista para iniciar as atividades no primeiro trimestre de 2012, atendendo crianças e adolescentes das comunidades e povoados de Poço das Trincheiras.
O projeto da Brinquedoteca Itinerante tem por objetivo favorecer a efetivação de ações voltadas para atenção à criança e ao adolescente prevista nos Serviços de Proteção Social Básica, contribuindo assim para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo através de atividades lúdicas orientadas pedagogicamente.
Comentários