Cine Tela Brasil leva sessões gratuitasde cinema nacional para Inhapi (AL)

Cultura

por Sabrina Santos - Luciana Branco Comunica

Com patrocínio da Fundação Telefônica, a sala de cinema itinerante passa pela primeira vez por Alagoas. Serão exibidos cinco filmes em sessões entre os dias 13.10 e 15.10
 
Pela primeira vez em Alagoas, o Cine Tela Brasil visita a cidade de Inhapi entre os dias 13.10 e 15.10. Os alagoanos poderão assistir gratuitamente a sessões diárias de cinema com filmes nacionais selecionados para levar a família inteira. A sala de cinema itinerante, patrocinada pela Fundação Telefônica, exibe os filmes O Grilo Feliz e os insetos gigantes, Eu e meu guarda-chuva, Antes que o mundo acabe, Desenrola e Lisbela e o Prisioneiro. As sessões acontecem às entre às 8h30 e 20h.
Idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (realizadores dos filmes Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo), o Cine Tela Brasil conta com duas salas itinerantes que levam cinema brasileiro gratuito para comunidades em todo o país. As duas salas móveis oferecem ao público o conforto e a experiência completa de estar em um cinema com padrão de shoppings centeres. A estrutura móvel conta com 225 cadeiras acolchoadas, ar-condicionado, projeção cinemascope 35mm, som stereo surround e tela de 21m².
Desde seu primeiro ano de estrada, em 2004, o projeto já percorreu 342 cidades, onde foram realizadas mais de 4.092 sessões, com um público total de 788 mil espectadores, sendo que muitos deles estiveram em uma sala de cinema pela primeira vez. Com a taxa de ocupação da sala em 88% - a maior do país -, 73 filmes nacionais já foram exibidos. ?Em 2011 pretendemos percorrer aproximadamente 50 municípios em diferentes estados brasileiros ? a maioria deles nunca teve uma sala de cinema. A nossa expectativa é cativar aproximadamente 145 mil novos espectadores este ano com uma programação diversa de filmes nacionais?, comprometem-se Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.
Além das sessões itinerantes, o Cine Tela Brasil propõe que o público passe de espectador a produtor. O projeto ainda realiza Oficinas de Audiovisual nas comunidades e disponibiliza o Portal Tela Brasil (www.cinetelabrasil.com.br), onde convida o internauta a participar de Oficinas Virtuais, nas quais é possível percorrer todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema. Oficinas de roteiro, produção, direção, fotografia, trilha sonora, montagem, pós-produção e até de exibição fazem parte do conteúdo disponível gratuitamente ao visitante do portal. A cada oficina, recomendação de bibliografia, de filmografia e ainda exercícios virtuais completam o aprendizado. 

Sobre a FundaçãoTelefônica: A Fundação Telefônica atua com o fim de contribuir para o desenvolvimento social dos países onde está presente. No Brasil, a instituição foi criada em 1999 e possui linhas de atuação voltadas para o acesso à educação, a melhoria da qualidade educativa e a divulgação do conhecimento. Em 2010, mais de 600 mil pessoas foram beneficiadas diretamente por projetos ligados a programas como  EducaRede,  Pró-Menino e Arte e Tecnologia. Em 2011, com a compra da Vivo pela Telefônica, a Fundação incorporou os projetos do Instituto Vivo e ampliou sua atuação para todo o país. Também neste ano, a instituição começou a atuar com as linhas de Debate & Conhecimento e de Desenvolvimento Local. A Fundação Telefônica faz, ainda, a gestão do programa Voluntários Telefônica, que é desenvolvido com áreas da empresa. Para conhecer mais, acesse  www.fundacaotelefonica.org.br.

CINE TELA BRASIL EM INHAPI-AL
Patrocínio: Fundação Telefônica
Lagoa do Carro
Datas: quinta-feira (13.10), sexta-feira (14.10) e sábado (15.10)
Endereço: Praça da Matriz, s/n ? Centro
Ingressos: Grátis
Lugares: 225

Programação:

Quinta-feira (13.10)

08h30 - O Grilo Feliz e os insetos gigantes
10h - Eu e meu guarda-chuva
13h30 - Antes que o mundo acabe
15h - Desenrola
19h - Lisbela e o Prisioneiro
 
Sexta-feira (14.10)
08h30 - O Grilo Feliz e os insetos gigantes
10h - Eu e meu guarda-chuva
13h30 - Antes que o mundo acabe
15h - Desenrola
19h - Lisbela e o Prisioneiro

Sábado (15.10)
14h - Grilo Feliz e os insetos gigantes
16h - Eu e meu guarda-chuva
18h - Antes que o mundo acabe
20h - Desenrola
 
Site: www.cinetelabrasil.com.br

Comentários