INSS reforça atendimento de perícia médica em agências do interior

Geral

ACS/INSS/AL

O objetivo é reduzir o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento

A Seção de Saúde do Trabalhador (SST) da Gerência Executiva do INSS em Maceió atendeu 280 segurados a mais, neste mês, nas agências da Previdência Social em Santana do Ipanema, Penedo e Teotônio Vilela. Esse reforço no atendimento foi realizado por sete médicos peritos. O objetivo é reduzir o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento da perícia médica nessas unidades.

Em Alagoas, o segurado está marcando perícia médica, em média, para nove dias. Dentro do prazo estipulado pelo Plano de Ação do INSS. Esse resultado já foi alcançado por seis das 22 agências do Estado. São as unidades em Arapiraca, Rio Largo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Murici e Campo Alegre. Em Rio Largo, por exemplo, esse prazo é de três dias e, em Arapiraca, quatro.

Perícia - A perícia médica é a avaliação obrigatória para a concessão dos benefícios por incapacidade, como o auxílio doença e o benefício assistencial para o portador de deficiência. O médico perito avalia se a enfermidade apresentada pelo trabalhador o impede de exercer sua atividade, no caso do auxílio-doença. E se a deficiência física ou mental é incapacitante, no caso do benefício assistencial.

Comentários