Semana de Combate de ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Assistência Social

Por Eliane Aragão- ASCOM-SEMAS

A data 18 de maio é marcada em todo o País pelo dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a passagem da data, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santana do Ipanema, juntamente com a rede de proteção social, realizaram abordagens sociais nas escolas municipais, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Durante a semana foram feitas algumas ações como abordagens, panfletagens e visitas a estabelecimentos como bares, hotéis, restaurantes, e motéis. Com o propósito de mobilizar não só os donos dos estabelecimentos, mas sim, todos os freqüentadores. O objetivo é combater a exploração sexual infantil e juvenil e mostrar como identificar e coibir situações de abuso e exploração.

Parcerias foram firmadas para ampliar as ações na quarta-feira (18), a exemplo do Cras, que fez palestras educativas sobre o tema com os adolescentes. O Conselho Municipal de Santana do Ipanema que foi às escolas municipais, a ONG Acema e o Caaca todos engajados nessa mobilização e ao Creas que fez visitas aos estabelecimentos.

Se você conhece uma criança ou adolescente que sofre violência comunique o Conselho Tutelar da nossa cidade. O Conselho Tutelar é o órgão de proteção dos direitos da criança e do adolescente que averigua a situação e encaminha a família para o atendimento no CREAS. O trabalho é desenvolvido por uma equipe formada por Assistente Social, Psicóloga, Pedagoga e por profissionais qualificados.

As vítimas que sofrem alguma violência podem apresentar comportamentos como ficar muito triste ou muito agitada, têm tendências autodestrutivas, têm medo, apresentam problemas de aprendizagem, apresentam comportamento sexual inadequado à idade e tem problemas com sono.

A campanha traz uma flor como emblema, símbolo da infância e da vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.

Creas:
R. Prefeito Adeildo Neponuceno Marquês, S/N

Comentários