DENGUE: SE VOCÊ AGIR PODEMOS EVITAR
Em 29/04/2011 foi realizado na zona urbana de Dois Riachos um Mutirão de Combate à Dengue, onde os quarteirões com imóveis positivos para o Aedes aegypty foram visitados por duplas compostas por 01 Agente de Endemias e 01 Agente Comunitário de Saúde.
Nas visitas a esses imóveis, foram desenvolvidas atividades de educação em saúde junto aos moradores, para sensibilizá-los sobre a responsabilidade de cada cidadão no combate à dengue, além de tratamento de depósitos para armazenamento de água, eliminação de focos do mosquito e de recipientes sem utilidade.
Como tem sido amplamente divulgado pelo carro de som nas últimas semanas pelas ruas da cidade, a participação dos moradores é fundamental para a eliminação do mosquito, pois de nada adianta receber em casa os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, ouvir as orientações, ter os depósitos tratados, e não dar continuidade ao trabalho dentro de cada prédio, que deve ser de responsabilidade do morador, permanentemente!
A falta de água constante na cidade tem como conseqüência o armazenamento inadequado, em recipientes sem tampa, visto que não há periodicidade no abastecimento de água pelo sistema público.
O Ministério da Saúde considera satisfatórios índices de infestação predial (IIP) inferiores a 1%. Em Dois Riachos, até a semana 15, encerrada em 16/04/2011, o IIP foi de 3,87% na zona urbana e 1,89% na zona rural, apesar de todos os esforços da equipe da Secretaria Municipal de Saúde no combate ao mosquito.
Diante desta situação, é imprescindível o envolvimento da cada cidadão no combate à dengue.
Realizado mutirão de Combate a Dengue na zona urbana de Dois Riachos
Saúdepor Redação com Juliana Alencar Batista 30/04/2011 - 23h 00min Assessoria
Comentários