Atendimento é mais rápido nesse dia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa aos seus segurados que o sábado é o melhor dia para ligar para a Central 135, quando não há qualquer período de espera para o atendimento. Apesar dessa vantagem, o canal remoto recebe poucas ligações nesse dia.
A Central 135 possui uma capacidade diária de 204 mil atendimentos. Aos sábados, o volume de ligações representa apenas 3% deste total. Só no mês de março a média mensal de ligações durante esse dia foi de 54,8 mil.
Segundo o INSS, a pouca utilização desse serviço aos sábados acontece por simples desconhecimento dos segurados, que não sabem que neste dia a Central funciona normalmente. Além do sábado, o telefone 135 ainda é pouco procurado das 14h às 16h nos dias úteis.
A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Durante os domingos o canal funciona apenas para atendimento eletrônico. Telefonar para a Central de um aparelho fixo ou público é de graça. De um celular, o custo é de uma ligação local.
Ao ligar para o número 135, o cidadão pode agendar dia e hora para fazer a perícia médica inicial necessária à concessão do auxílio-doença. Pode também marcar hora para pedir a prorrogação do auxílio-doença ou para pedir reconsideração, caso o benefício tenha sido negado.
A central 135 agenda ainda atendimento para que o segurado solicite aposentadoria, auxílio-reclusão, salário-maternidade, benefício assistencial, pecúlio, pensão e certidão de tempo de contribuição. É possível também obter informações sobre benefícios e data de pagamento.
Comentários