Consagração episcopal do padre Francisco Falcão ocorrerá amanhã

Religião

ASCOM-PM-AL

Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil foi nomeado pelo papa no último dia 16 de fevereiro

A consagração episcopal do capelão católico da Polícia Militar de Alagoas, José Francisco Falcão de Barros ? nomeado pelo papa Bento XVI como Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil no último dia 16 de fevereiro ? ocorrerá amanhã, a partir das 16 horas, no Estádio Juca Sampaio do Clube Sociedade Esportiva ? CSE, em Palmeira dos Índios, cidade onde o sacerdote coordenava os trabalhos como pároco na Paróquia São Vicente de Paulo.

A nova função do padre Francisco será em Brasília auxiliando o arcebispo nas atividades pastorais de um rebanho de mais de seis milhões de brasileiros, que envolve militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e das Forças auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares) da ativa e da reserva e seus familiares, bem como civis que atuam em ambientes militares.

Esta é a primeira vez que um representante da PM e de Alagoas assume o cargo. Pelo Ordinariado Militar do Brasil, a função corresponde à condição de general.

A próxima e última fase do processo para assunção do novo cargo será a posse canônica, que ainda não tem data definida, mas deve ocorrer na segunda quinzena de maio na Catedral Militar de Brasília. Após a posse, o bispo inicia a nova missão no Ministério da Defesa.

Perfil

O bispo Francisco Falcão foi ordenado há 20 anos e é natural do município alagoano de Paulo Jacinto. Desde 1993, ele coordena os trabalhos na Paróquia São Vicente de Paulo em Palmeira dos Índios como pároco. Ele se formou em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ) e possui Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, na Itália.

Ainda, é doutor em Direto Canônico também pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Atualmente, é membro do Conselho Presbiterial do Colégio dos Consultores e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas

Comentários