Professor acusa reitor de \'rasgar\' estatuto da Uneal
O atual reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo José Campos da Costa, está sendo acusado de desrespeitar o estatuto da instituição e ainda perseguir o professor Carlindo de Lira Pereira.
O educador - que leciona a disciplina Língua Portuguesa, no Campus 1, em Arapiraca- denuncia o reitor Jairo Campos de manter uma postura arbitrária em forçar sua transferência para o campus de Santana do Ipanema.
Segundo o professor Carlindo de Lira, no final do mês de março o reitor o convidou para uma reunião, na qual seria informado da revogação de sua transferência, ocorrida há cerca de OITO MESES.
?Fiquei bastante surpreso com a decisão. Não entendi os motivos da revogação, uma vez que resido em Arapiraca e, na época de meu retorno, o colegiado do curso DE PEDAGOGIA DE SANTANA AUTORIZOU a minha TRANSFERÊNCIA PARA O campus-I, ONDE EXISTE O CURSO DE LETRAS E E HÁ GRANDE CARÊNCIA DE PROFESSOR DE PORTUGUÊS?, explica.
Para Carlindo de Lira, o atual reitor Jairo Campos passou por cima do estatuto da Uneal, ferindo as instâncias democráticas e contrariando os trâmites legais de uma decisão do colegiado do curso de PEDAGOGIA E DO CONSELHO DO CAMPUS-II.
?Acredito que estou sendo vítima de uma perseguição injusta DO GRUPO DE APOIO DO ATUAL GESTOR, porque na época da eleição para reitor, no ano passado, decidi apoiar outra candidatura, E AINDA, OUTROS PROFESSORES TAMBÉM FORAM TRANSFERIDOS, MAS SOMENTE A MINHA TRANSFERÊNCIA FOI REVOGADA?, relata o professor.
Abaixo-assinado
A decisão do reitor Jairo Campos provocou uma resposta imediata de vários colegas de trabalho, com a elaboração de um abaixo-assinado no qual vários educadores se mostram indignados com a atitude do mandatário maior da universidade.
Além dos educadores, um grupo de alunos ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) também está mobilizando a comunidade acadêmica para evitar a transferência do professor para outro campus.
?Esperamos que o reitor não se deixe levar pela influência de um grupo político e reveja essa decisão que fere a democracia e prejudica não somente a mim, mas toda uma comunidade acadêmica e, sobretudo, o nome da Uneal?, desabafa o educador.
Reitor é acusado de perseguir professor na Uneal
Educaçãopor Redação com Carlindo de Lira 22/04/2011 - 21h 00min Divulgação
Comentários