O governador Teotônio Vilela Filho esteve nesta segunda-feira (18) no município de São José da Tapera, levando ações nas áreas da agricultura, saúde e infraestrutura. Teotônio inaugurou a 28ª base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu) e entregou 61 toneladas de sementes de feijão, milho e algodão.
A solenidade de assinatura de todas as ações aconteceu na Churrascaria do Posto O Carreteiro e contou com a participação dos secretários de estado Jorge Dantas (Agricultura), Marco Fireman (Infraestrutura), Iracildo Camelo (representante do secretário da Saúde), Deputados Estaduais Gilvan Barros e Edival Gaia, Vice-prfeito Sueliton, primeira Dama Nara que compuseram a frente de honra.
Compuseram uma tribuna de honra os prefeitos Geraldo Filho (Carneiros), Galberto (Olho d´Água do Casado), Jorginaldo - Véio (Olivença), Pinheiro (Jaramataia), Mailson (Monteirópolis),Júnior ( ), Gildo Rodrigues (Poço das Trincheiras), Carlos André ? Nen (Olho d´Água das Flores), Siloé Moura (Senador Rui Palmeira).
Na sequência aconteceu a assinatura do termo de permissão para uso de equipamentos agrícolas, batedeiras balanças e outros, o representante da CACTUS, Ednaldo assinou o termo junto com o governador e o secretário Jorge Dantas. Foram entregues 32 batedeiras, 25 balanças e 17 peneiras vibratórias, que vão compor os bancos comunitários de ferramentas, dirigidos por entidades vinculadas aos agricultores familiares.
O Governador entregou ao Sr. Antônio Gérson (presidente da Cooperativa do Leite), representando os agricultores as chaves do Tanque isotérmico com capacidade para 8 mil litros de leite.
Após as assinaturas dos termos de doação e permissões aconteceram os pronunciamentos, iniciados pelo secretário Jorge Dantas que disse que essas ações aumentam e melhoram a produção possibilitando a competitividade entre os grandes e pequenos produtores. ?É muito importante que o Estado atenda aos pequenos produtores; 70% do que comemos vem do trabalho dos agricultores, ou seja, um trabalho fundamental e essencial para o nosso desenvolvimento?, ressaltou.
Representando o secretário de Saúde usou da palavra Iracildo Camelo, diretor de Atenção Pré-hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde que destacou que a entrega de mais uma base descentralizada do Samu faz parte da proposta de responder rapidamente ao chamado da população. Ainda serão instaladas mais 14 unidades do Samu em Alagoas, totalizando 42 bases. Na solenidade, Iracildo falou para a população sobre como utilizar o serviço, ressaltando que o objetivo do projeto é atender a população no tempo máximo de 20 minutos.
?Qualquer cidadão poderá contar com este serviço. Esse trabalho não se resume somente nas bases, mas na ampliação de hospitais que recebem o Samu, na capacitação dos profissionais, enfim, existe um alto investimento em toda a rede hospitalar para que o Samu possa prestar melhor o seu serviço?, sintetizou Camelo, fazendo referência ao serviço de atendimento aeromédico que já completa um ano no próximo mês.
?Somos pioneiros nesse serviço e no seu primeiro mês de funcionamento fizemos 33 resgates somente em um dia; é, sem dúvida, um grande avanço para Alagoas?, acrescentou.
Continuando os pronunciamentos usou da palavra o secretário da Infraestrutura Marco Fireman e o mesmo informou que já foram recuperados 195km da AL 220. Somente em Olho D?Água do Casado e São José da Tapera, foram investidos cerca de R$ 10 milhões. ?É um comprometimento que o governador Teotônio Vilela Filho tem com o desenvolvimento do Sertão?, frisou no seu prununciamento para os sertanejos.
Representando a Assembleia Legislativa usou da palavra o Deputado Edival Gaia que também destacou a importância do evento para aqueles que produzem no sertão alagoano, os agricultores.
O prefeito Jarbas Ricardo, destacou a atenção e os avanços já alcançados no setor da Agricultura através do governo estadual. ?Era uma área acabada, esquecida, a atuação do Estado era zero em todas as regiões, principalmente no Sertão que sofre com clima. Agora o Sertão é visto, recebe ajuda, os agricultores têm apoio técnico, têm toda atenção da Secretaria da Agricultura. Agradecemos muito por esse trabalho que mudou a realidade dos agricultores?, disse.
No final do seu pronunciamento o prefeito Jarbas Ricardo fez dois pedidos ao governador: Os canos para que o povoado Caboclo tenha acesso a água da Casal e uma ambulância para o município.
Encerrando os pronunciamentos falou o Governador Teotônio Vilela Filho. ?Tenho muito respeito pelo trabalho do agricultor, por isso, procuramos fazer a nossa parte, distribuindo as sementes no tempo certo e dando assistência técnica?, afirmou o governador. Ele ressaltou ainda a necessidade da valorização do agricultor familiar e o estímulo para sua produção. ?Não podemos desenvolver o Estado sem a participação do sertanejo?, acrescentou.
Comentários