Orquestra Sinfônica ONG ACEMA se apresenta na solenidade de Posse dos novos Conselheiros Tutelares de Santana

Cultura

por Redação

A Orquestra Sinfônica ONG ACEMA fez brilhante apresentação nesta quarta-feira (13) na câmara de Vereadores de Santana do Ipanema durante a solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares do nosso município.

Sob a regência do Maestro Paulo César e com um repertório que foi da música Clássica ao tradicional forró os adolescentes encantaram a todos com uma musicalidade especial. O resultado disso foi a citação feita pelo Dr. Cláudio Malta em seu pronunciamentos, destacando as políticas para a Infância e Juventude que são realizadas em Santana do Ipanema.

Antes da apresentação o presidente da ONG ACEMA jornalista Fernando Valões fez um breve relato da ONG e das ações desenvolvidas, como também das próximas apresentações da orquestra e do Hip Hop que serão premiados pelo Ministério da Cultura.

Orquestra Sinfônica Acema, pertencente a ONG Arte Cultura e Meio Ambiente, fundada em 2005 é única neste momento em Alagoas, conta hoje com 42 componentes e tem o objetivo profissionalizar crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino. Os jovens de comunidades carentes são beneficiados com as oficinas grátis realizadas em um casarão situado na Rua Jose Porfírio Palmeira, 348, no bairro da Camoxinga. Todos que participam do projeto terão a opção de seguir uma carreira na área musical.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Santana do Ipanema, dentro do Ponto de Leitura vem proporcionando experiência significativa aos músicos, possibilitando seu crescimento técnico e artístico.

O Professor de música e maestro Paulo César garante que ?a realização dos concertos no município de Santana do Ipanema, em Maceió e várias cidades nordestinas além de contribuir para a formação profissional de jovens músicos, a orquestra contribui com a cultura musical de Alagoas através da realização desses concertos, mantendo vivo o interesse do público, visando à formação de novas platéias para a música de concerto em nosso Estado?. Disse o maestro Paulo César

As oficinas e ações socioculturais da ONG ACEMA contempla 100 jovens de comunidades carentes, permitindo a democratização da informação, comunicação através da Rádio Comunitária Cidade FM da instituição, Sala de leitura e Telecentro, conta ainda com grupo de Dança de carimbó e Hip Hop. O presidente da entidade jornalista Fernando Valões destaca que ? existem dificuldades, falta material de reposição,cordas,palhetas,arcos e principalmente instrumentos viola,violinos, temos 15 jovens aguardando novos instrumentos, além das oficinas culturais, duas vezes por semana tem a Sopa Cidadã, beneficiando mais de 60 crianças e adolescentes carentes que jantam na sede da ONG ACEMA, com o apoio de empresários locais?. Finalizou Valões.

Visite o site da ong acema

Comentários