Cânions do São Francisco um paraíso no Sertão Alagoano

Troféu Lagoa Mar 2011

por Redação

Canions do São Francisco

Paisagens, formações rochosas, águas verdes e cristalinas, trilhas ecológicas, Parque Temático da Caatinga, vegetação exuberante e fauna diversificada. Tudo isso foi constatato pelo grupo de jornalistas convidados pela Revista Turismo & Negócios por ocasião do 19ª Edição do Troféu Lagoa Mar.

Os jornalistas de diversos locais do Brasil visitaram o município de Piranhas-AL e também o local que a Globo escolheu para as primeiras cenas da novela Cordel Encantado que teve inicio hoje.

Sendo um dos lugares mais bonitos do Brasil, não é à toa que a região é visitada por turistas brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer suas belezas, observar a fauna, navegar por entre as rochas de granito avermelhado que circundam o lago (que, em alguns pontos, chega a ter 170 metros de profundidade) e praticar esportes radicais, como escalada, rapel, tirolesa e trekking.

Os paredões rochosos, com mais de 60 milhões de anos, brotam das águas cristalinas do lago, que surgiu a partir da construção da barragem da hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco.

A bordo de um catamarã com capacidade para 250 pessoas, orientados pelo funcionário da MF Turismo, o turismólogo Aragão, os jornalistas visitaram os cânions num passeio que durou três horas.

Pedra do Japonês, uma bela formação rochosa que se assemelha ao rosto de um oriental

Durante o percurso imagens impressionantes ficam gravadas, muitas formações rochosas: a Pedra da Águia, cujo topo tem o formato da cabeça dessa ave; o Morro do Macaco, assim denominado porque foi habitat de um bando de macacos-prego antes do enchimento do reservatório; a Pedra do Japonês, uma bela formação rochosa que se assemelha ao rosto de um oriental; e a do Cruzeiro, que se parece com um homem montado em um cavalo fazem o espetáculo da natureza.

Imagem de São Francisco num santuário natural

Em um ponto dos cânions a natureza escupiu nos paredões um santuário onde foi colocado uma estátua de São Francisco que anualmente recebe uma grande quantidade de devotos para a celebração de Santa Missa Fluvial, porque no santuário fica apenas o celebrante.

A meta da viagem é a Gruta do Talhado. Cruzando o Lago São José, a embarcação chega ao ponto alto do passeio, que recebeu este nome porque os paredões de rochas areníticas parecem ter sido talhados à mão. Ali, a embarcação faz uma parada para banho e mergulho.

Canoa de Tolda da Prefeitura de Piranhas-AL, usada pela Globo na novela Cordel Encantado

Em nossa visita passamos pela gruta e fomos até o Show da Natureza, um espaço também muito visitado pelos turistas, lá estava ancorada a Canoa de Tolda da Prefeitura de Piranhas que foi utilizada nas gravações da novela.

Banho especial na Gruta do Talhado

O ponto alto do passeio foi o espetacular banho na Gruta do Talhado. Neste local um catamarã fixo foi instalado pela empresa MF Turismo e neste são atracados os outros que chegam com os turistas.

Com as instalações foi formada uma piscina natural com uma profundidade de 10 metros. A segurança para os banhistas é total.

Comentários