Bloco Vulcão ?esquenta? prévia carnavalesca em Maceió

Cultura

Elízia Soares Relações Públicas-PM-AL

Em sua 75ª edição, tradicional Bloco Vulcão garantiu a animação dos foliões ao som do autêntico frevo e das antigas marchinhas de carnaval

O tradicional Bloco Vulcão da Polícia Militar de Alagoas levou mais de mil foliões à orla de Maceió na manhã deste domingo, 27. Em sua 75ª edição, o bloco inovou com um Baile Aberto e em seguida com um trajeto que percorreu a Orla, da pista de dança Gerusa Malta ao Alagoinhas. Policiais militares integrantes do Centro Musical da PM e da Banda de música do 3º Batalhão conduziram a festa e garantiram a alegria dos foliões em um clima de animação e muito frevo.



A animação ficou por conta das antigas marchinhas, como ?Se a canoa não virar?, ?Vassourinha? e ?Coco?, e ainda adaptações carnavalescas de canções que marcaram gerações, puxadas pelo sargento Petrúcio e cabo Micael.



Uma das mais animadas e que manteve o pique durante todo o baile foi a aposentada Maria Alda, de 68 anos, que sempre acompanha a banda de música da Polícia Militar aos domingos no programa Vem Ver a Banda Tocar. ?Este resgate carnavalesco está sendo novamente maravilhoso. Eu queria que todos, independentemente da idade, pudessem estar aqui, pois quanto mais se brinca, mais se tem saúde. Hoje é o dia dos policiais brincarem com a sociedade, já que nos dias de festa eles estarão fazendo a nossa segurança?, destacou.



O baile contou também com a participação de blocos formados por policiais militares destacados em unidades do interior do Estado, como o Bloco Carcará (7º BPM, em Santana do Ipanema), Bloco Mandacaru (3º BPM, em Arapiraca), Boca de Ponche (6º BPM, em Maragogi), além dos moradores da Base Comunitária do Selma Bandeira, onde o policiamento comunitário está presente há quase dois anos.



Na pista de dança se apresentaram os passistas Joelma Ferreira e Edson Soares, vencedores do concurso promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural e Secretaria de Cultura de Alagoas na última sexta-feira, dia 24, no museu Théo Brandão. Outros passistas, como Andréa Menezes e Ítalo John também participaram da festa.



?Gostaria de louvar a atitude do comandante-geral, coronel Luciano Silva, por resgatar mais uma vez o verdadeiro sentido do carnaval. Sou militar há trinta anos e antes disso, há dezesseis, já frequentava o bloco e posso falar com toda certeza que esse é uma das melhores ações de lazer que a Polícia Militar traz para a população. Existem diversos Bailes Abertos em Alagoas, mas esse é um dos que reúne pessoas de todos os municípios e faz a alegria de todos, civis ou militares?, parabenizou o coronel da reserva Mário Sérgio.



Prestigiaram o evento, ainda, o secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar; o comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva; o subcomandante, coronel Dimas Barros, o Diretor de Ensino da corporação, coronel Mário da Hora; o comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Neyvaldo Amorim; o chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, coronel da reserva Ronaldo dos Santos; a secretária de Cultura do município, Paula Sarmento; o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/AL, Gilberto Irineu; Hermann Braga, do bloco Pinto da Madrugada, além de oficiais e praças da corporação e público em geral.



Histórico



O Bloco Vulcão é conhecido por anteceder o carnaval no Estado. Fundado em 1936 por Isaac Galvão Cruz, José Francelino Teixeira e outros policiais músicos da PM, o bloco é o mais antigo do carnaval alagoano e é responsável, todos os anos, por garantir a alegria dos militares foliões, seus familiares e da população em geral na prévia carnavalesca de Maceió.

Comentários