Exposição de unidades abre programação de aniversário da PM

Polícia

Marília Morais - Jornalista- 1165 MTE/AL

A Polícia Militar de Alagoas comemora no próximo dia 3 de fevereiro seu 179º aniversário. Para iniciar a programação especial, que conta com uma série de atividades, ontem à noite foi realizada a abertura oficial da exposição das unidades da PM. O evento ocorreu no espaço ao lado da Casa Vieira do Shopping Pátio Maceió, no bairro Tabuleiro do Martins. No local, ficarão expostos até o próximo sábado, dia 29, diversos estandes com policiais militares à disposição para apresentar ao público as várias formas de atuação da Polícia Militar.

Com a exposição, o público poderá conhecer mais de perto o trabalho desempenhado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), Batalhão Ambiental (BPA), Batalhão de Trânsito (BPTran), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM). A exposição ocorre todos os dias, sempre das 10 às 22 horas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dário Cesar, que assume amanhã a pasta da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), participou da abertura oficial e destacou a importância do trabalho diuturno da PM na defesa da sociedade. ?Após 31 anos de Polícia Militar, vejo a importância que tem a instituição na segurança pública em Alagoas. São 179 anos de história, lutas e conquistas consagrando a corporação na história da segurança pública alagoana?, frisou.

Ao final do evento, a exposição foi declarada oficialmente aberta às visitas e um coquetel foi servido entre os participantes. Participaram da solenidade, ainda, o subcomandante da PM, coronel Luciano Silva; o superintendente do Shopping Pátio Maceió, Gerardo Andrade; o prefeito comunitário do Benedito Bentes, Silvânio Barbosa; comandantes de unidades; oficiais e praças da corporação, além do público em geral.

A programação em comemoração aos 179 anos segue no domingo, dia 30 de janeiro, com uma edição especial do programa ?Vem Ver a Banda Tocar?. Os músicos da PM estarão mais uma vez na área de lazer da Praia de Ponta Verde, a partir das 10 horas da manhã, animando o público com um repertório variado, composto de ritmos como forró, xote, baião, samba, frevo, clássicos da MPB, bolero, rumba e mambo.

Já na segunda-feira, dia 31, a partir das 7 horas, está prevista mais uma caminhada ?PM é Saúde?, que prevê a participação de 500 policiais militares. A concentração será no pátio interno do Quartel Geral da PM, no Centro e o percurso pela orla de Maceió segue até o bairro da Pajuçara, sendo encerrado com um café da manhã entre os participantes.
 Na terça-feira, 1º de fevereiro, a partir das 19 horas, o palco do Teatro Deodoro recebe a orquestra sinfônica da Polícia Militar de Alagoas com um concerto especial para o público civil e militar.
No dia 3 de fevereiro, a programação será encerrada com a solenidade de aniversário e outorga de medalhas também no Teatro Deodoro. A solenidade acontece a partir das 9 horas e contará também com homenagens a policiais militares.

A Corporação

?Sua Segurança: Nossa Missão?. Com este lema, a Polícia Militar de Alagoas, criada em 1832, há 179 anos trabalha - dia e noite - para assegurar a segurança e defesa dos alagoanos. Ao longo destes anos, a corporação construiu uma história sólida, marcada por glórias memoráveis. Com participação na guerra do Paraguai e papel decisivo na luta contra o cangaço, a PM continua se destacando por ser uma das instituições de segurança pública a ter em seus quadros profissionais capacitados nas mais diversas áreas de atuação.

Atualmente, a PM alagoana é estruturada por 11 batalhões de área, cinco companhias independentes e dez unidades especializadas, responsáveis e distribuídas no policiamento ostensivo dos 102 municípios alagoanos.

Em 2003, a PM ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, sendo considerada a polícia mais cidadã do Brasil. Continuar a prestar um serviço de qualidade em meio aos problemas existentes passa a constituir essa missão a fim de que a sociedade possa contar sempre com o apoio de todos que integram a Polícia Militar de Alagoas.

Comentários