Safra garantida: Agricultores de Limoeiro de Anadia recebem sementes

Agricultura

Adalberto Custódio

Parceria entre governo do Estado e Prefeitura rendeu a chegada de aproximadamente 10 toneladas de feijão e milho

Mais de 2 mil pequenos agricultores do município de Limoeiro de Anadia já começaram a receber as sementes da próxima safra. São cerca de 10 toneladas de feijão e milho, que chegaram ao município através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura (SEAGRI) e a Prefeitura local.

De acordo com o secretário de Agricultura de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues, as sementes chegam em boa hora e deverão garantir uma safra positiva no final deste ano. ?Os pequenos agricultores estão muito felizes por terem o que plantar em suas terras. Assim como ocorreu no ano passado, neste ano certamente iremos registrar uma safra além das expectativas?, frisou o secretário.

Foram distribuídas sementes de Feijão Vigna, mais conhecido como feijão de corda e o Feijão Phas, popularmente chamado de feijão de arranca. O município de Limoeiro de Anadia é um dos maiores em extensão territorial, com aproximadamente 316 quilômetros quadrados. A agricultura é bem variada, indo desde ao feijão, milho, abacaxi, mandioca, inhame, entre outros.

Agricultor mostra a semente recebida

Um dos pequenos agricultores que mais comemoraram a chegada das sementes foi Seu Manoel Virgulino da Silva, de 74 anos. Na última sexta-feira (30) ele foi um dos agricultores que se dirigiu até um dos pontos de entrega e recebeu 5 quilos de sementes de feijão e milho. Emocionado, Seu Manoel agradeceu o que, para ele, foi um presente divino. ?Essas sementes são a garantia do sustento de minha família. Agradeço primeiramente a Deus e em segundo lugar à Prefeitura de Limoeiro de Anadia, por ter conseguido, junto ao governo do Estado, essas sementes para nós agricultores?, disse Seu Manoel.

PREPARAÇÃO DO SOLO ? Além das sementes, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia está cedendo, gratuitamente, tratores para realizar todo o trabalho de aragem e preparação do solo dos pequenos agricultores, cujas propriedades estejam limitadas até 7 tarefas de terras.

De acordo com Marcelo Rodrigues, os pequenos agricultores são os que mais encontram dificuldades na hora de contratar um trator para preparar o solo. ?Os donos das máquinas, geralmente, cobram por tarefa arada. Como muitas destas pequenas propriedades ficam em locais distantes, o valor cobrado acaba não sendo viável nem para o contratado nem para o pequeno agricultor?, frisou o secretário.

O trabalho das máquinas começou no final do mês de março, coincidindo com a chegada das chuvas, período ideal para preparar o solo para a próxima safra.

Comentários