Santanense fabrica de forma artesanal uma ótima cachaça
Nas festas em que se confraternizam Santanenses e que está presente o amigo Luiz Antônio de Farias (Capiá), sempre encontramos a tradicional ?Novo Rumo?, nome dado a uma cachaça, conhecida popularmente por misturada e de um sabor especial, produzida por esse santanense filho de seu Zeca e D. Aristéa, integrante da Família Sorriso.
A equipe de reportagem do Portal Maltanet esteve na Fazenda Lagoa do Rumo ? Família Silva e Farias, um paraíso para o nosso querido Capiá, que apesar de morar na Veneza Pernambucana, e diga-se de passagem, na Boa Viagem, lugar onde qualquer um gostaria de morar, esse santanense diz que se sente bem mesmo é no seu Capim, nome primitivo do município de Olivença.
Ao chegarmos fomos recepcionados pelo próprio que recebeu com o peculiar atendimento digno de um filho de seu Zeca. Conversamos um pouco, fomos até Monteirópolis, onde fizemos uma reportagem sobre a arte em couro do Zé de Dora.
Voltamos para a Fazenda Lagoa do Rumo e pudemos ver de perto como se fabrica a tradicional Novo Rumo. Tudo feito com um carinho especial.
Num garrafão de cinco litros está o extrato, substância encorpada com as raízes de plantas tipicamente nordestinas. Esse extrato é a base para a produção da Novo Rumo, fica por muito tempo em local arejado e saturando. Com muito carinho capiá retira 100ml do extrato e o substitui por aguardente comum para que o mesmo continue com sua tarefa.
Mas os cuidados continuam, as misturadas tradicionais são apenas isso, com a novo rumo é diferente, neste momento é feita a rotulação que mesmo artesanal tem um papel importante para a identificação do produto.
Está pronta a nossa Novo Rumo. Provamos junto com o Capiá e podemos constatar a pureza e qualidade de um produto que encanta a todos os amantes da cachaça.
A propósito tomamos boas doses da tradicional cachaça do Capiá, para voltarmos ao nosso mundo.
Comentários