Especial de Domingo: Rumo a Novo Rumo

Especiais de Domingo

por José Malta Fontes Neto

Fazenda Rumo - o paraíso do amigo Capiá

Santanense fabrica de forma artesanal uma ótima cachaça

Nas festas em que se confraternizam Santanenses e que está presente o amigo Luiz Antônio de Farias (Capiá), sempre encontramos a tradicional ?Novo Rumo?, nome dado a uma cachaça, conhecida popularmente por misturada e de um sabor especial, produzida por esse santanense filho de seu Zeca e D. Aristéa, integrante da Família Sorriso.

A equipe de reportagem do Portal Maltanet esteve na Fazenda Lagoa do Rumo ? Família Silva e Farias, um paraíso para o nosso querido Capiá, que apesar de morar na Veneza Pernambucana, e diga-se de passagem, na Boa Viagem, lugar onde qualquer um gostaria de morar, esse santanense diz que se sente bem mesmo é no seu Capim, nome primitivo do município de Olivença.

Ao chegarmos fomos recepcionados pelo próprio que recebeu com o peculiar atendimento digno de um filho de seu Zeca. Conversamos um pouco, fomos até Monteirópolis, onde fizemos uma reportagem sobre a arte em couro do Zé de Dora.

Voltamos para a Fazenda Lagoa do Rumo e pudemos ver de perto como se fabrica a tradicional Novo Rumo. Tudo feito com um carinho especial.

Num garrafão de cinco litros está o extrato, substância encorpada com as raízes de plantas tipicamente nordestinas. Esse extrato é a base para a produção da Novo Rumo, fica por muito tempo em local arejado e saturando. Com muito carinho capiá retira 100ml do extrato e o substitui por aguardente comum para que o mesmo continue com sua tarefa.

100 ml do extrato é colocado em um recipiente de 1 litro

Os 100ml são colocados na garrafa destino onde é acrescentado o restante de aguardente. Está pronta a mistura deliciosa.

Mas os cuidados continuam, as misturadas tradicionais são apenas isso, com a novo rumo é diferente, neste momento é feita a rotulação que mesmo artesanal tem um papel importante para a identificação do produto.

Pronto o nosso exemplar da Novo Rumo.

Está pronta a nossa Novo Rumo. Provamos junto com o Capiá e podemos constatar a pureza e qualidade de um produto que encanta a todos os amantes da cachaça.

A propósito tomamos boas doses da tradicional cachaça do Capiá, para voltarmos ao nosso mundo.

Aproveitamos a nossa estada para também registrar o paraíso em que nosso ilustre santanense habita por 15 dias a cada mês. Observamos o cuidado com o jardim, tarefa que D. Maria verifica nas suas passagens por lá. O gado que é tratado pelo morador da fazenda é motivo de orgulho do Capiá e o sossego do campo. O bravo cachorro faz com que fiquemos com medo, mas está preso. O outro é manso e nos recepcionou sem problemas, ainda um pouco manco devido um acidente que já retratamos em outra matéria do Portal Maltanet.

Neste primeiro especial de domingo só nos resta dizer que vejam as imagens e sintam a magia de um lugar onde a natureza é bela. ?Aqui me sinto bem? - diz Capiá, e continua ?Já disse aos meus filhos, que evidentemente como os cosmopolitas não vêm muito aqui. Quando eu for embora desse mundo, vendam imediatamente a Fazenda Rumo, para alguém que possa continuar com om nosso trabalho?. Finalizou.

Comentários