Cerca de 40 municípios de Alagoas reclamam a posse de mais território ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Na última quinta-feira, técnicos do IBGE se reuniram na sede da Associação dos Municípios Alagoanos e apresentaram os mapas dos limites entre os 102 municípios do Estado.
Os dados do IBGE servirão como base para o Censo 2010, que terá início de agosto. Mas o que interesse mesmo aos municípios é que, quanto maior população, mais recursos federais e estaduais são repassados ? são os dados do IBGE que o Tesouro Nacional, por exemplo, se baseia para definir a cota de cada cidade para repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Segundo o coordenador do Cadastro na Nacional para Fins Estatísticos do IBGE em Alagoas, Luciano Carlos Motta, entre 30 e 40 municípios já se manifestaram contrariamente aos limites apresentados pelo IBGE e querem mostrar que possuem território e população maiores.
?Os limites utilizados são aqueles das legislações municipais. Caso algum tenha entrado com alguma ação no Iteral [Instituto de Terras de Alagoas, responsável pela definição dos limites], e tenha sido alterada, essa modificação nos foi passada e já está no mapa que será utilizado no Censo?, explicou.
De acordo com Motta, o Iteral é responsável pela definição dos limites e repassa esses dados ao IBGE, que se responsabiliza pela confecção dos mapas.
O coordenador ainda explica que, embora os dados para coleta de dados do IBGE já estejam definidos, ainda pode haver alteração. ?Caso exista alguma questão que tenha erro, pode ser consertada. Se um dado foi coletado de um município, mas na verdade seja de outro, o Iteral pode nos enviar um laudo que alteramos os dados, mesmo após a coleta?, informou.
Cerca de 40 municípios de Alagoas questionam mais território ao IBGE
Geralwww.tudonahora.com.br 02/05/2010 - 00h 40min www.tudonahora.com.br
Comentários