Helicóptero fará atendimento aeromédico em todo o Estado em maio

Saúde

Luana Nunes - Agência Alagoas

Saúde pública de Alagoas vai contar com os serviços aeromédicos a partir de maio

Aeronave é totalmente equipada para o transporte de pacientes, em cumprimento a determinações do Ministério da Saúde e vai garantir agilidade em casos graves e em locais de difícil acesso

O Corpo de Bombeiros de Alagoas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passam a trabalhar juntos no salvamento de vidas e no atendimento médico de emergência. A partir do mês de maio a saúde pública de Alagoas vai contar com os serviços aeromédicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O helicóptero, que é totalmente equipado, cumpre as determinações do Ministério da Saúde e vai atender os casos de saúde mais graves e em locais de difícil acesso com agilidade.

De acordo com o tenente-coronel André Medeiros, do Corpo de Bombeiros, o veículo compreende as necessidades de locomoção e conforto dos pacientes. O helicóptero é composto por maca, rádio, máscaras de oxigênio, entre outros equipamentos. Mas seu diferencial é ser o primeiro helicóptero do Nordeste com dois motores trabalhando simultaneamente. Ou seja, caso ocorra de um interromper seu funcionamento, o outro continua em operação até chegar ao destino.

?É possível notar a vontade do governador Teotonio Vilela em investir na junção dos trabalhos exercidos pelos bombeiros e pela equipe de médicos do Samu. O uso do helicóptero em casos extremos vai possibilitar mais agilidade nos serviços dos dois órgãos, por ter um atendimento mais rápido. Isso é um ganho fenomenal para o Estado e para toda a população alagoana?, frisou o tenente-coronel, que é o piloto da aeronave.

Helicóptero já está identificado como sendo do Bombeiro e Samu

O helicóptero ficará disponível para atender situações rápidas de afogamento, desaparecimento de pessoas em campo aberto, acidentes graves nas rodovias estaduais, transporte de crianças para estados vizinhos, entre outros. Apenas o piloto, um paciente e dois médicos cabem dentro do veículo, que foi locado por seis meses, tempo necessário para sair a licitação para aquisição de duas aeronaves definitivas para o governo de Alagoas.

Segundo o coordenador do Samu e diretor de Atenção Pré-hospitalar da Sesau, Iracildo Camelo, médicos e enfermeiros do Samu receberam capacitação teórica e prática, em solo, para o resgate aeromédico. ?Já foram treinados mais de 60 profissionais para garantir atendimento ágil, eficiente e seguro durante as ocorrências graves em locais de difícil acesso e distantes de hospitais?, destacou ele.

Pioneirismo ? Os trabalhos aeromédicos no Estado de Alagoas foram implantados a partir de um projeto piloto executado durante o Carnaval deste ano, para agilizar os procedimentos de socorro em casos delicados. Para o período, o Governo contratou duas aeronaves para servir à população. Está previsto para os próximos seis meses a conclusão de um processo licitatório para a aquisição de duas aeronaves que garantirão a oferta permanente do socorro aeromédico no Estado.

Comentários