Câmara de Vereadores promove palestra sobre Polícia Comunitária em Santana do Ipanema

Geral

por José Malta Fontes Neto

Major PM Fernando Braga Pacheco - palestrante

Autoridades em segurança, integrantes do Poder Judiciário, Poderes Executivo e Legislativo se reúnem para tomarem conhecimento sobre a Polícia Comunitária que está sendo implantada em Alagoas

Aconteceu nesta terça-feira(27) uma palestra ministrada pelo Major PM Pacheco, gerente do Núcleo de Polícia Comunitária de Alagoas. O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores.

Inicialmente aconteceu a formação da mesa, composta por José Enaldo de Melo, presidente da Câmara de Vereadores, prefeita Renilde Bulhões, Dr. João Paulo (Juiz de Direito), Dr. Rogério Paranhos (Promotor de Justiça), Dr. Elísio Sávio Maia (promotor de justiça), Major Pacheco (gerente do Núcleo de Polícia Comunitária e palestrante), Major Vale (subcomandante do 7 BPM), Cel. Duarte (subcomandante do CPA).

Após a formação da mesa aconteceu a execução do Hino nacional Brasileiro.

Facultada a palavra aos integrantes da mesa a utilizou primeiramente o promotor de Justiça Dr. Elísio Sávio que se mostrou preocupado com os altos índices de violência no estado de Alagoas. Na sequencia falou o Dr. João Paulo que destacou a importância da participação das instituições para vivenciar os problemas da comunidade. ?Enquanto estivermos em Santana do Ipanema vocês vão encontrar o Poder Judiciário aberto para as instituições? ? ressaltou Dr. João Paulo.

Sequenciando os pronunciamentos falou a prefeita Renilde Bulhões. Que dentre outro assuntos ressaltou a implantação nas escolas da Rede Pública Municipal a PAZ. Vamos preparar as crianças e os jovens para que eles sejam cada vez melhores e que criem valores diferentes dos valores de hoje ? disse a prefeita. Finalizou dizendo que espera que a palestra que será ministrada hoje seja norte para a melhoria da segurança em nosso município.

Usou da palavra também o vereador Jal de Areias que também se mostrou preocupado com a segurança do nosso município, com especialidade ao Povoado Areias Brancas e fez algumas perguntas a mesa.

Também fez uso da palavra o presidente da Casa Legislativa Tácio Chagas Duarte, José Enaldo Melo que agradeceu as presenças das pessoas e entidades que estão preocupadas com a questão de segurança em nosso município.

Registramos as presenças dos vereadores Jal de Areias, Papa Tudo, Ana Cláudia, secretários municipais Jorge Tavares (Agricultura), Maria Izabel Barros (Saúde). Josinaldo Soares (presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema), vice-prefeito Edson Magalhães. Manoel Belarmino (representante do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente), João Soares Neto (defensor público). Rogivaldo Chagas (diretor de Meio Ambiente), Everaldo (presidente do Grupo de Fraternidade Espírita André Luiz). Dr. João Firmo Soares, advogado e venerável da Loja Maçônica Benfeitora da Ordem Amor à Verdade.

Na sequencia o Major PM Fernando Braga Pacheco apresentou a palestra ?UM ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DO LOLICIAMENTO COMUNITÁRIO?.

A palestrante discorreu sobre todos as etapas para se implantar a Polícia Comunitária em um município, iniciando com a criação do Conselho Comunitário, depois a instalação das Bases Comunitárias que são geralmente instaladas nas praças públicas, haja vista a não utilização desses locais e para dar maior visibilidade.
As atividades das Bases Comunitárias são: patrulhamento, educação, informação aos transeuntes, visitas comunitárias, assistência as vítimas, realizar eventos comunitários, conhecer líderes comunitários imprensa e órgãos públicos e conselhos ao cidadão.

Como peça de interatividade com a sociedade as bases contam com um mural onde policiais e comunidade colocam seus avisos e notícias.

Projetos sociais como Cinema na Praça com intervalos para ações educativas, feitas pelos policiais, Jornal Comunitário, Natal Solidário, Peças Teatrais, dentre outros, tão bem são utilizados como ferramentas de aproximação entre policia/comunidade.

A palestra foi concluída com a exibição de um vídeo institucional da Policia Militar de São Paulo com uma belíssima mensagem de auto-estima e que mostrou a proximidade entre a Policia Comunitária e a Comunidade daquele estado. O palestrante ressaltou que em breve mostrará exemplos da Polícia Comunitária em nosso estado, haja vista esse modelo já está sendo praticado no Conjunto Selma Bandeira em Maceió.

Após a palestra foi facultada a palavra para perguntas e fizeram algumas considerações o vereador José Enaldo de Melo, que ressaltou os medos da sociedade em fazer denuncias, sem receio.

O santanense Paulo Barbosa abordou vários temas sobre a segurança pública de Santana do Ipanema e algumas denuncias.

Respondendo ao Paulo Barbosa o palestrante fez várias citações sobre os sonhos, que é necessário sonhar, para que esses projetos possam ser realizados e destacou a importância da união de todos, não apenas a falar e sim arregaçar mangas para a construção de uma cidade melhor e consequentemente a implantação de projetos belíssimos como o que foi apresentado.

O promotor Rogério Paranhos também fez alguns questionamentos, tais como aproveitamento das Associações Comunitárias enquanto são regulamentados os Conselhos Comunitários. Citou experiencia sobre a aproximação das autoridades para a integração e aproximação visando a
uma abertura para as denúncias, ou seja criar um vínculo de confiança autoridade/comunidade e colocou o Ministério Público a disposição para a implantação da Policia Comunitária e até citou que já existe projetos para o Ministério Público Comunitário. Perguntou também sobre o critério de escolha dos locais para implantação das Bases Comunitárias.

O palestrante destacou a importância de inicialmente se constituir os conselhos comunitários e ressaltou que as associações se integraram a esses conselhos como membros, mas acha inviável começar por essas instituições, haja vista muitas delas terem vínculos políticos o que inviabilizaria a execução do projeto.

Comentários