23 de abril - Dia Mundial do Livro

Geral

Paiva Netto

O livro é, reconhecidamente, inesgotável fonte de conhecimento. Desde as tabuletas de argila ou de pedra ? que constituíram os primeiros suportes utilizados para a escrita ?, até os dias atuais, esse precioso bem se apresenta como condutor de criação e informação, permitindo a cada cultura imprimir os próprios traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras. Desse modo, o livro, qualquer que seja o formato, cumpre extraordinário papel de aproximar povos e civilizações.

Atenta à formação integral do Ser Humano, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve, por meio de programas socioeducacionais, ações permanentes de estímulo à leitura, as quais abrangem todas as faixas etárias. As atividades são orientadas pela Pedagogia do Afeto, que norteia a educação de crianças de até os 10 anos de idade, e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada no trabalho realizado com e para indivíduos a partir dos 11 anos. Criada pelo diretor-presidente da LBV, o escritor e educador José de Paiva Netto, essa vanguardeira proposta pedagógica é aplicada, com sucesso, nas escolas de educação básica, nos lares e nos seus Centros Comunitários e Educacionais mantidos pela Instituição.

Outra forma de a LBV incentivar a leitura são as obras de Paiva Netto, como Reflexões da Alma, portadoras de mensagens de crescimento pessoal e espiritual, publicadas pela Editora Elevação (www.elevacao.com.br).

Assim, nesta data especial, a Legião da Boa Vontade congratula-se com autores, editores, livreiros, professores, bibliotecários e todos aqueles que trabalham pela democratização do acesso ao livro.

Comentários