O vereador Gilmar França Nobre (PMDB), do município de Santana do Ipanema, foi indiciado nesta quinta-feira (22), pela Polícia Federal, acusado de corrupção eleitoral. Ele foi ouvido pela equipe do delegado Políbio Brandão, que está na cidade desde a última segunda-feira investigando denúncias de compra de votos que teriam ocorrido nas eleições de 2008.
De acordo com o delegado, a Polícia Federal não tem dúvidas de que o acusado trocou votos por ?presentes?, enquanto concorria a uma vaga para a Câmara Municipal de Santana do Ipanema. ?Foram encontradas camisetas de time, kits para recém-nascidos e outras espécies de presentes no consultório do vereador (que é dentista) e também na casa dele, além de cadastros de eleitores. Esse material já é suficiente para que se configure corrupção eleitoral?, explicou a autoridade policial.
Políbio Brandão também informou que o parlamentar se defendeu da acusação e teria explicado que a doação dos objetos fazia parte do trabalho social que ele desenvolvia em comunidades carentes.
Segundo o delegado, a equipe da PF chegou à Santana do Ipanema na segunda-feira (19) e já realizou 50 audiências, que fazem parte da instauração de sete inquéritos policiais que envolvem os municípios de Santana, Palestina, Canapi e Olivença.
Outros depoimentos
Políbio Brandão também ouviu outras duas pessoas na manhã desta quinta-feira. A prefeita de Santana do Ipanema Renilde Silva Bulhões (PTB) e o prefeito de Palestina José Alcântara Júnior (PP). ?Eles também prestaram depoimento, mas ainda não podemos falar nada sobre isso. As investigações continuam e correm em segredo. Até a próxima semana teremos o resultado desse trabalho?, declarou o delegado.
Ele informou ainda que, contra Renilde Bulhões, pesa a acusação de corrupção eleitoral por uso de veículos oficiais da Prefeitura durante a campanha dela em 2008.
Já contra Alcântara Júnior a acusação é de que ele teria doado casas e terrenos para pessoas de baixa renda e contratado servidores de forma irregular no período eleitoral.
Os prefeitos poderão ser ouvidos novamente caso sejam indiciados pela Polícia Federal.
Olivença e Canapi
As investigações em Canapi são contra o prefeito José Hermes de Lima (PTB). Ele também responde pela acusação de contratação irregular de funcionários em 2008. Ele deverá ser ouvido amanhã (23).
Já em Olivença o crime investigado foi ligado a área previdenciária. Uma pessoa foi indiciada, mas seu nome não foi revelado.
Comentários