Governador entrega sementes para agricultores do sertão

Agricultura

por José Malta Fontes Neto

Momento da entrega simbólica das sementes ao representante da CARSIL Jackson Chagas

Após a inauguração da base da SAMU em Santana do Ipanema o governador Teotônio Vilela Filho e demais autoridades foram até a praça Dr. Adelson Isaac de Miranda onde aconteceu a entrega de sementes para os agricultores da região do sertão alagoano. Programa SEAGRI mais Alimentos. Seção de máquinas e ferramentas e também a implantação do Programa Compra Direta ? SEAGRI.

As autoridades foram convidadas para formar a frente de honra. Presentes O Governador Teotônio Vilela Filho, Jorge Dantas (secretário de estado da Agricultura), deputados, Marcos Ferreira e Fernando Toledo, prefeita Renilde Bulhões deputados Givaldo Carimbão e Benedito de Lira, secretário da saúde Herbert Motta e prefeitos presentes.

Jackson Chagas, representando a CARSIL foi convidado para receber do governador as sementes para a Cooperativa. Participou também o secretário Jorge Dantas. Na sequencia foi procedida a assinatura do termo de doação das sementes para a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema. Assinaram o termo o governador Teotônio Vilela, prefeita Renilde Bulhões e o representante da CARSIL Jackson Chagas.

Na sequencia foram entregues os equipamentos agrícolas, cinco veículos e um trator. A prefeita Renilde Bulhõess e o gerente regional da SEAGRI Miguel Antonio receberam as chaves.

Secretário Jorge Dantas entrega ao governador uma amostra da semente crioula

O secretário de estado da Agricultura Jorge Dantas usou da palavra e iniciou fazendo uma saudação especial para o povo de Pão de Açúcar que vieram em grande comitiva. Jorge Dantas fez um balanço da entrega de sementes por todo o estado, disse inclusive que para os sertanejos foi direcionado a semente crioula, por ser a preferida pelos agricultores na região. Santana do Ipanema recebeu 50 toneladas e a região sertaneja 150. Em todo o estado foram distribuídas 1.350.
toneladas. Destacou também a rigorosidade no cumprimento do calendário e disse que as sementes já estavam sendo distribuídas e que essa solenidade foi um ato simbólico. ?Muitas sementes já estão plantadas? ? ressaltou Jorge Dantas. O secretário também relacionou os veículos que foram entregues na oportunidade. Falou também da pesquisa agropecuária de Alagoas e destacou os pesquisadores Dr. Fernando Gomes e Dr. Todorico Araújo que fazem um grande trabalho com destaque para o sorgo que foi reconhecido com um dos melhores do Brasil. O secretário também anunciou uma novidade na distribuição das semente: O governo está incentivando os agricultores a manter seus bancos de grãos. O estado atende hoje a 60.000 agricultores, com os bancos viabilizados o estado visa atender aos 120.000 agricultores existentes.

Representando os agricultores da região sertaneja, usou da palavra Ana Cleide , líder comunitária do Assentamento Santa Ana. Numa linguagem simples a líder cominitária falou um pouco do seu trabalho e agradeceu ao governador pelas sementes que chegou em boa hora para o benefício dos sertanejos. Disse que gravou um vídeo institucional destacando a distribuição de sementes e gravaria novamente por ser uma realidade.

O próximo orador foi o deputado estadual Marcos Ferreira que fez um relato sobre as ações do governador Teotônio Vilela Filho para melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. Falou sobre a entrega da SAMU e os benefícios para a região. Citou sobre o asfalto das ruas de O.A.Flores e agradeceu em nome do povo de Santana do Ipanema por tudo que o governador fez pelo município.

O deputado Givaldo Carimbão também falou para os presentes e fez um relato de suas ações em Brasília quanto aos beneficios para Alagoas, disse que passou um período sem apoiar o governador Teotônio Vilela por não concordar com algumas ações, mas com a mudança de alguns secretários voltou ao grupo de Teotônio Vilela. Quanto as sementes Carimbão disse que é uma obrigação do estado fazer essa distribuição e para os agricultores deixou a seguinte frase ? só COLHE QUEM PLANTA E SÓ MORRE QUEM NASCE?.

Usou da palavra o deputado Benedito de Lira que apresentou um relado da sua trajetória política e do seu apoio ao Governador Teotônio Vilela Filho.

A prefeita Renilde Bulhões disse que esse é um momento especial para a agricultura familiar do sertão alagoano. Destacou as ações do município principalmente para agricultura familiar como o. Programas Avicultura Caipira que conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, abatedouro de aves e pequenos animais, frigorífico, dentre outros.

"Sou sertanejo de coração, sou lá da Viçosa" - disse o governador no início do seu pronunciamento.

Encerrando os pronunciamentos usou da palavra o governador Teotônio Vilela Filho, apresentado como sertanejo ele iniciou o pronunciamento dizendo sertanejo de coração, sou lá da Viçosa. Agradeceu aos dois deputados federais presentes Givaldo Carimbão e Benedito de Lira pelo apoio dado ao estado de Alagoas em Brasília. Agradeceu aos deputados Fernando Toledo e Marcos Ferreira, presentes no evento. Destacou a inauguração da Base da SAMU de Santana do Ipanema e aos prefeitos presentes. Geraldo Filho, Siloé Moura, Atevaldo Cabral, Carlos André- NEN, inclusive destacou a pavimentação de Olho d´Água das Flores, Jorginaldo Vieira (Véio). Júnior Alcântara , Márcio Gomes, Gildo Rodrigues.

O governador Teotônio falou também sobre as obras do Canal do Sertão e disse que tem muito orgulho em ver os 800 sertanejos trabalhando por eles mesmo, pois ainda este ano as etapas
Pariconha I e II serão inauguradas.

Com relação ao pedido feito pela líder comunitária Ana Cleide sobre a assistência técnica para os agricultores o governador lamentou a extinção da EMATER, mas disse que já exite 100 técnicos agrícolas contratados pela SEAGRI e já está em andamento a contratação de mais 250 para apoio aos produtores rurais de Alagoas. Finalizou agradecendo a presença de todos e seguiu para o cumprimento de sua agenda em Major Izidoro e Arapiraca.

Comentários