Com a aproximação do inverno aumenta a precupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com os casos de doenças respiratórias
Jovens de 20 a 29 anos , gestantes, crianças com idade entre 06 meses e 2 anos e idosos com doenças crônicas, cuja adesão ainda é muita baixa devem ser imunizados (Foto: Divulgação)
Matéria(s) relacionada(s)
10.04.2010 17h33
Grande movimentação durante Dia D de vacinação contra Gripe A
Postos de vacina foram distribuídos em vários locais da cidade para o combate ao vírus Influenza A
Com a aproximação do inverno aumenta a precupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau|) com os casos de doenças respiratórias, como a gripe por exemplo. A observação é da superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, que fez um alerta nesta quinta-feira (15) direcionado aos grupos prioritários que precisam ser vacinados contra Síndrome Respiratória Aguda Grave (H1N1), principalmente os jovens de 20 a 29 anos, gestantes, crianças com idade entre 06 meses e 2 anos e idosos com doenças crônicas, cuja adesão ainda é muita baixa.
?A influenza A H1N1 é uma doença grave e que pode levar à morte, por isso é importante que as pessoas que estão inseridas nos grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação para tomar a vacina. Só com a adesão e compreensão da população será possível alcançar nossa meta?, apela a superintendente de vigilância em saúde.
Ela lembra que os estudos têm apresentado que estes grupos possuem grande vulnerabilidade de contrair e desenvolver a doença, daí a importância de imunizá-los. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para Alagoas nessa campanha de vacinação é aproximadamente 1,5 milhão de pessoas devem ser imunizadas em Alagoas e até o momento a campanha já conseguiu imunizar mais de 300 mil pessoas. ?Em função desse desempenho, a Sesau apela para que as pessoas incluídas nos grupos prioritários possam procurar os postos de saúde para tomar a vacina?, alerta Sandra Canuto.
De acordo com dados do Programa Estadual de Imunização, até quarta-feira (14), foram vacinados 160.129 jovens. Já as gestantes foram vacinadas 30.006 de um total de 71.850 previstas para serem imunizadas.
Os dados da vacinação em Alagoas mostram que até agora foram vacinados 38.413 trabalhadores de saúde e 68.178 crianças com idade entre seis meses e dois anos. Já idosos e doentes crônicos com menos de 60 anos a campanha já imunizou 81.756 alagoanos. Em relação aos indígenas, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está dando continuidade à vacinação, para alcançar a meta de 14.495, desse total já foram imunizados 11.540.
Comentários