Nata da sociedade alagoana participa da XVIII edição do Troféu Lagoa Mar

Turismo

Da Redação

Jornalista Antonio Noya recepcionando os convidados

Aconteceu no último sábado (20), no Centro de Convenções do Hotel Jatiúca em Maceió a solenidade de entrega do XVIII Troféu Lagoa Mar.

A nata da sociedade Alagoana se fez presente a convite dos editores da Revista Turismo e Negócios, Antonio Noya, Dêvis Melo e Valter Oliveira, promotores do evento que é o maior divulgador das belezas e do turismo Alagoano.

Antes da entrega da premiação foi exibido um vídeo institucional do Rio Quente Resort, empreendimento hoteleiro localizado no cerrado Brasileiro.

A 18ª edição do Lagoa Mar contou com a presença do Ator Global Anderson Müller que foi homenageado na festa com uma belíssima peça do artesanato Alagoano. O presente foi entregue pela filhas do Jornalista Antonio Noya. Na sua fala o ator agradeceu a acolhida do povo alagoano e destacou as mudanças físicas da cidade de Maceió, pois havia 7 anos que não vinha a capital de Alagoas e ficou deslumbrado com a nova Maceió.

Após a entrega da Medalha Empresário Galba Accioly, o apresentador do evento Carlos Monfort iniciou a solenidade de entrega do Troféu Lagoa Mar. Apresentamos a seguir o histório dos homenageados.

System Tours ( Destaque Agência de Viagem)
Fundada em julho de 1989, a System Tours nasceu com o objetivo inicial de oferecer cursos no exterior aos alunos da escola de idiomas System, empresa do mesmo grupo. Devido à demanda dos clientes, rapidamente a System Tours passou a comercializar todos os produtos típicos de uma agência de turismo exportativa.
Os cursos no exterior continuam sendo o grande destaque em função do reconhecido ?know-how? que a agência tem na área, tendo desenvolvido um produto próprio e exclusivo, de alta credibilidade e nível de satisfação dos clientes, não só de Alagoas como dos outros Estados do Brasil: trata-se do IMERSÃO, curso que há dezoito anos faz sucesso no mercado e é um dos grandes sonhos dos adolescentes que estudam inglês.
A System Tours destaca-se também no segmento de viagens de grupos diferenciados com destinos de charme.

Loupana (Destaque Gastronômico)
Em um trecho residencial da orla de Ponta Verde, quase na divisa com Sete Coqueiros, um certo bar de praia se destaca na paisagem da orla. Ele pode ser avistado de longe graças aos enormes guarda-sóis, que mudam de cor a cada temporada. Chegar cedo é o melhor jeito para conseguir um lugar e ainda poder escolher a acomodação ideal.
Dentre os diferenciais deste bar de praia estão o passeio de catamarã, as espreguiçadeiras espalhadas pela areia; o de que com mesas de tampo de vidro - que deixam à mostra uma coleção de conchinhas; a área interna envidraçada - para quem gosta de ambientes climatizados; e as facilidades da internet sem fio. Mas a tecnologia não para por aí. Para chamar os garçons, todos munidos de palmtop, basta acionar um dispositivo eletrônico. Estamos falando da Barraca Lopana, primeiro empreendimento do empresário Eduardo Salles em Maceió que, junto com o Restaurante e Pizzaria Porto Salles, forma o Grupo Lopana.
O sucesso alcançado por Eduardo na Barra Lopana, se estendeu agora ao bairro da Jatiúca, satisfazendo os paladares mais exigentes no agradável Restaurante Porto Salles. Sob o comando da chef Suzana Dell Aringa, formada na Toscana, o restaurante oferece um buffet de frutos do mar com toque mediterrâneo. No cardápio, pratos diferenciados como o risoto negro com polvo. No jantar, o destaque da casa: o espaguete com paleta de cordeiro.
O complexo gastronômico do Restaurante Porto Salles abriu espaço recentemente para mais uma iguaria: pizzas totalmente diferenciadas com uma massa finíssima e de excelente qualidade. Seu ambiente exclusivo garante momentos de descontração e muito sabor.
Presença marcante na revista Veja Maceió ? Comer e Beber, e no Guia 4 Rodas, os dois empreendimentos do Grupo Lopana são motivo de orgulho para Alagoas.

Pousada do Toque (Destaque em Hotelaria de Charme )
Distante cerca de 100 km de Maceió, São Miguel dos Milagres é uma das primeiras localidades da Rota Ecológica, um trecho do litoral norte alagoano que escapou do turismo de massa. Nesta região, um denso coqueiral isola as praias virgens. O mar, de tons esverdeados, é todo protegido por barreiras de coral, o que garante um banho tranqüilo e de águas mornas.
Na maré baixa, piscinas naturais de água transparente são represadas no meio do mar, em frente à pousada, numa praia praticamente deserta, com manguezais intocados. As águas calmas permitiram transformar o local em referência na preservação do peixe-boi. Natureza, conforto e gastronomia são os pontos fortes do empreendimento.
Dirigida pelo simpático casal Nilo Burgarelli e Gilda Peixoto, a Pousada do Toque vem colecionando prêmios como o Selo Verde e sustentável ? do Guia 4 Rodas; Melhor Pousada de Praia da América do Sul ? conferido pela Cond Nast; Melhor cozinha de Pousada do Brasil ? pela revista Viagem e Turismo; e o Prêmio de Qualidade Ambiental, Social e Serviços ? do projeto Roteiros de Charme.
A pousada possui quadra de tênis de saibro, horta orgânica, caiaques, bicicletas, spa - com sauna e piscina, salas de massagem e banhos de ofurô, uma coleção de DVDs com dois mil filmes, biblioteca e dois restaurantes: o DoToque e o Toque sushi.
Os hóspedes podem escolher entre os 14 chalés disponíveis, cada com decoração exclusiva, sendo três com piscina e ofurô, um com piscina, ofurô e sauna, três com ofurô e cinco chalés de praia.

Jornalista José Marcelo Firmino (Mérito em Gestão de Imagem Institucional.)
Há mais de 25 anos no exercício da profissão, o jornalista Marcelo Firmino atuou como repórter e editor em vários veículos de comunicação do Estado e do País, dentre eles o Estado de São Paulo, quando foi repórter da sucursal em Salvador; e correspondente da Agência Estado e do Correio Braziliense.
No jornalismo sempre foi visto como um referencial de conduta ética, sendo respeitado por todos os seus colegas de profissão. Por isso mesmo, em meados dos anos 90 foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e Diretor da Fenaj ? a Federação Nacional dos Jornalistas.
Atualmente, Marcelo Firmino é o responsável pela política pública de comunicação social da Prefeitura de Maceió na condição de Secretário de Comunicação, sendo o principal responsável pela boa imagem institucional da gestão municipal e, consequentemente, do prefeito Cícero Almeida.
Fruto de seu trabalho, o secretário comemora o resultado de pesquisas realizadas pelo Instituto IBRAPE (Alagoas) e Instituto IPESPE (Pernambuco) que comprovam o índice de 91% de aceitação popular sobre o governo Cícero Almeida.
Sua atuação enquanto gestor público em comunicação é considerada meritória pela postura digna em relação ao mercado, pelo relacionamento amistoso e sereno junto aos profissionais, veículos de comunicação e a sociedade em geral. E ainda pela determinação em fazer da publicidade do governo um marco verdadeiramente institucional e não apologia à promoção pessoal do gestor.
Casado com a administradora Regina Bispo, pai de duas filhas, Lorena e Alice, Marcelo Firmino é um profissional que tem por princípio agir de forma discreta. Avesso aos holofotes, costuma dizer que a notícia é sempre a instituição e nunca o gestor.

Márcio Vasconcellos (Empreendedor da Hotelaria Alagoana>
A Costa dos Corais tem entre seus pioneiros o diretor do Hotel Salinas, Márcio Vasconcellos. Ele foi o primeiro, dentre os grandes empreendedores, a acreditar no potencial da região quando a atividade turística ainda era incipiente. Márcio Vasconcellos sempre desempenhou importante papel no desenvolvimento econômico alagoano, em setores tão diversos como a atividade canavieira e o turismo. Pode-se afirmar que seu empreendedorismo acelerou a consolidação do litoral norte de Alagoas como importante destino turístico nacional.
No segmento turismo começou seu trabalho por Maragogi, onde inaugurou há vinte anos o Club Hotel Salinas do Maragogi, hoje Salinas do Maragogi Resort. Logo depois foi a vez do Hotel Fazenda Marrecas e, mais recentemente, o Salinas de Maceió Beach Resort.
O próprio Márcio Vasconcellos afirma que sua vida está dividida em décadas, onde em cada uma delas teve uma meta a ser alcançada e nelas desenvolveu a arte do empreendimento.
Engenheiro por formação, dois desafios o levaram a dedicar-se ao setor hoteleiro: primeiro, a experiência em construção civil. Segundo, o desafio de enfrentar uma atividade voltada para ?vender? alegria.
O projeto inicial do Salinas Maragogi contemplava 68 unidades que, durante sua construção, saltou para 92. Hoje, após duas décadas, são 236 unidades habitacionais. Calcado nas experiências do Caribe e do México, o Salinas adotou o regime de ?All Inclusive? e a filosofia de resort.
Mais recentemente, Márcio Vasconcellos assumiu mais um desafio: construir, divulgar e consolidar o Salinas de Maceió Beach Resort, um moderno complexo hoteleiro com arquitetura marcante e uma proposta de resort compacto na beira-mar e próximo da área urbana.

Rio Quente Resort ( Destaque de Entretenimento de Campo e Lazer)
O prêmio valoriza um dos mais ricos destinos turísticos do Brasil, onde praia, campo e parque aquático dividem espaço em plena harmonia desde 1964, o Rio Quente Resorts fascina turistas de todo o país, estamos falando de um paraíso ecológico na região do cerrado, um dos cinco maiores biomas do mundo.
O complexo possui 18 piscinas de águas quentes naturais, com vazão de seis milhões e meio de litros por hora. Suas águas com poder relaxante atraem mais de um milhão de hóspedes e visitantes de todas as idades.
Mas isto é só o começo no Rio Quente, também podemos encontrar o maior parque aquático da América do Sul. São 50 mil metros quadrados que formam o Hot Park, com atividades que mesclam relaxamento e aventura.
Em 2008, o parque passou a abrigar também a maior novidade do turismo brasileiro nos últimos anos, a praia do cerrado, isso mesmo, uma praia de 25 mil metros quadrados com águas quentes, correntes e naturais, em pleno centro-oeste, uma praia capaz de receber 15 mil pessoas por dia.
No ano seguinte, mais uma novidade chegou com o Bird Land, um espaço ecológico onde cerca de dois mil pássaros vivem soltos, para depois serem introduzidos ou reintroduzidos a seu habitat natural, uma parceria com o Ibama que proporciona uma segunda chance a aves machucadas ou ameaçadas de extinção.

TAM ( Mérito do Transporte Aéreo Internacional)
Em 10 de dezembro de 1998, a TAM dava início às operações de seu primeiro voo internacional de longo curso, com destino a Miami. Desde o lançamento dessa rota, nossa expansão internacional tem sido cada vez maior e mais consistente. Hoje, atendemos 18 destinos no exterior, com voos diretos para os Estados Unidos, Europa e América do Sul. Além disso, mantemos acordos de codeshare que permitem ao passageiro viajar para outros 72 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. Somos líderes entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais e atingimos em janeiro a marca de 81,5% de participação de mercado nesse segmento.
Um passo muito importante para nossa expansão internacional será dado neste semestre. Estamos trabalhando no processo integração da TAM à Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, integrada por 23 das maiores companhias aéreas do mundo e por três empresas regionais. Juntas, essas empresas operam 19.700 voos diários.
Depois que o processo de integração à aliança for concluído, o que está previsto para o segundo trimestre de 2010, a TAM passará a compartilhar produtos e serviços em mais de mil destinos de 175 países nos quais a organização opera. A lista inclui despacho de bagagem até o destino final, conexões mais ágeis e comodidade de 980 salas VIPs. Outro benefício para os clientes será a integração dos programas de passageiros frequentes de todas as companhias membros da aliança.
Ao dar esse importante passo, a TAM passará a ser reconhecida em todo o mundo como companhia aérea de padrão global. Com isso, queremos aprimorar ainda mais nossos serviços e consolidar a TAM como uma das principais empresas do mercado mundial de aviação.

Luiz Otavio Gomes (Construtor do Desenvolvimento de Alagoas)
Na esfera pessoal, o próximo homenageado da noite, já pode se considerar mais do que realizado. Advogado, com especialização em Administração de Empresas; e consultor de renome nacional nos setores público e privado com cursos de extensão nos Estados Unidos, China, Cingapura e França, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Energia e Logística, Luiz Otávio Gomes, tem um currículo que impressiona. Este legítimo empreendedor alagoano presidiu a Associação Comercial de Maceió, a Federação das Associações Comerciais de Alagoas, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e a Associação Ibero-Americana de Câmaras de Comércio, sendo escolhido pelo Fórum Nacional de Líderes como Líder Empresarial Estadual nos anos de 2007, 2008 e 2009, além de líder nacional em 2008 e 2009.
Acostumado a vencer desafios, Luiz Otavio Gomes não se furtou a mais uma batalha: Em 2007 assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e mais uma vez empregou um dos seus verbos preferidos: ?inovar?. Implantou uma gestão voltada para excelência tão bem sucedida que a Pasta conquistou em 2008 e 2009 o Prêmio Estadual da Qualidade - coordenado pelo Movimento Alagoas Competitiva. No início deste ano conquistou a certificação pela ISO 9001, colocando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico no patamar das grandes organizações empresariais do país.
Liderando uma equipe atuante, o secretário Luiz Otavio revitalizou e criou novos pólos industriais, agilizou o processo de concessão de incentivos e conseguiu resgatar as esperanças dos empresários locais e atrair novos investidores. Resultado: uma Alagoas mais desenvolvida, com cerca de 40 novas indústrias e 20 novos empreendimentos nas áreas comercial e de serviços, totalizando 4 bilhões de reais em investimentos e a geração de 20 mil novos empregos diretos e 50 mil indiretos. Tanto empenho em prol do nosso Estado é digno de admiração e aplausos.

Comentários