Jornalistas conhecem trecho alagoano do roteiro ?Civilização do Açúcar?

Lagoa Mar

Cheops A. Malta

Usina Coruripe

Os jornalistas convidados do XVIII Troféu Lagoa Mar tiveram a oportunidade de conhecer parte do Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar, projeto que abrange mais de 20 municípios dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, e visa apresentar o legado cultural deixado desde a colonização brasileira até os dias atuais com a cultura canavieira.

Os cerca de 30 profissionais especializados em turismo e economia, conheceram parte do trecho alagoano, que apresenta a modernização da cultura do açúcar através de suas usinas.

Usina Coruripe

A visita ao município de Coruripe, distante 90 km da capital Maceió, teve inicio com um tour as instalações da moderna Usina Coruripe.

Fundada em 1925, integrante do grupo Tércio Wanderley desde 1941, tem como atividades a produção de açúcar, álcool e energia. Em sua matriz, hoje maior produtora de açúcar e álcool do norte/nordeste, possui área de aproximadamente 36 mil hectares de terra própria e gera cerca de 7.000 empregos diretos e 35.000 indiretos.
Preocupada com a questão ambiental, a Usina Coruripe é detentora de ISO 14001 em todos os segmentos e foi a primeira a receber o Título de Posto Avançado da Mata Atlântica pela UNESCO, nesta reserva desenvolve ações sócio-ambientais para estudantes e moradores da região.

Pontal do Coruripe

Já no vilarejo de pescadores, além da recepção feita por um grupo folclórico local, os jornalistas visitaram o centro de artesanato onde viram a confecção de produtos de palha de ouricuri, palmeira comum na região. O mar ao fundo dava um tom ainda mais especial à visita.

Comentários