Voces não são a maioria da população, disparou o ministro do STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, está em Aracaju cumprindo uma série de compromissos. Na tarde desta sexta-feira, 14, o ministro esteve no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e, sabatinado pela imprensa, não escapou das perguntas sobre a polêmica da decisão que extinguiu a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Em dado momento da coletiva, o presidente do STF aconselhou os jornalistas: ?Calcem as sandálias da humildade. Vocês não são a maioria da população?, declarou Gilmar Mendes.
O ministro chegou acompanhado de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e no Tribunal, esteve reunido com o presidente do TJSE, Desembargador Roberto Porto, e juízes sergipanos. Eles trataram da campanha Meta 2, que integra o Planejamento e a Gestão Estratégica no Poder Judiciário e consiste na identificação e julgamento de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.
Antes da reunião, o ministro concedeu entrevista e, como já era esperado, a maior parte das perguntas girou em torno da queda do diploma para jornalistas. Gilmar Mendes disse que a decisão não partiu somente dele, e que essa é uma questão jurídica e não pessoal. ?Isso vem ocorrendo com outras profissões. No nosso entendimento, são profissões que não precisam de diploma para serem exercidas? disse ele
Ainda sobre a polêmica, o ministro garantiu que não comparou jornalistas a cozinheiros e costureiros, e que não se sente constrangido em encarar frente a frente os jornalistas. ?Nunca fiz essa comparação. Continuo mantendo uma boa relação com toda a imprensa?, afirma Gilmar Mendes. E completou:
?Quem disse que toda a sociedade está insatisfeita com essa decisão? Vocês não representam toda a população. Calcem as sandálias da humildade, por favor?, pediu o ministro aos jornalistas.
Fonte: Infonet (Helmo Goes e Raquel Almeida)
Calcem as sandálias da humildadediz Gilmar Mendes a jornalistas
Geralwww.cadaminuto.com.br - por Infonet 15/08/2009 - 08h 00min Infonet
Comentários