Começou nesta segunda-feira (01) a portabilidade em Alagoas. Agora os usuários de telefonia fixa e móvel poderão mudar de operadoras sem a necessidade de mudar os números. A portabilidade é um avanço em termos de concorrência, pois as operadoras terão que cativar seus clientes com promoções para mantê-los.
O Jornal Gazeta de Alagoas na edição de domingo publicou uma matéria na qual a ANATEL esclarece as principais dúvidas de consumidores.
P - Posso transferir o número do telefone fixo para o telefone móvel e vice-versa?
R ? Não. A portabilidade somente será possível dentro do mesmo serviço: da telefonia fixa para a telefonia fixa, da telefonia móvel para a telefonia móvel
P ? Vou mudar de Estado. Tenho direito à portabilidade numérica?
R ? Não. A portabilidade numérica somente é possível dentro da mesma área de registro (mesmo DDD) ? para usuários de telefonia móvel ? e dentro das mesma área local (mesmo município ou localidade com continuidade urbana) para os usuários de telefonia fixa.
P ? Posso transferir o número do meu celular pré-pago para outra operadora móvel como pós-pago?
R ? Sim. Na telefonia móvel, a portabilidade numérica será possível mesmo em distintas modalidades de serviços, desde que realizada dentro de uma mesma área de registro (mesmo DDD).
- Posso Transferir meu número pré-pago fixo para outra operadora fixa como pós-pago?
Sim. Na telefonia fixa, a portabilidade numérica será possível mesmo em distintas modalidades de serviços, desde que realizada dentro de uma mesma área local (mesmo município ou localidade com continuidade urbana).
- É possível cancelar uma linha hoje e, quando começar a portabilidade, levá-la para outra operadora?
Não. Para que o usuário usufrua a portabilidade numérica, a linha deve está ativa.
- O usuário pode portar o número mesmo tendo um pacote de serviços associados a ele (exemplo: banda larga com telefone ou TV por assinatura)?
Sim. Os demais serviços do pacote podem ser mantidos, mas as condições deverão ser verificadas junto à operadora.
- O usuário pode desistir do pedido de portabilidade?
Sim, em até dois dias úteis a partir da solicitação.
- Como pedia a portabilidade?
Para solicitar a portabilidade o usuário deve seguir os seguintes passos:
a) ? Entrar em contato com a prestadora para a qual deseja migrar;
b) Informar seus dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), o número do telefone e o nome da prestadora atual. O usuário receberá um número de protocolo da solicitação e os dados informados serão validados com a prestadora atual em até um dia útil após a solicitação.
c) Paga a taxa da portabilidade à nova prestadora, que poderá isentá-lo desse pagamento.
d) A nova prestadora agendará a habilitação do serviço com o usuário e informará os procedimentos para a ativação do número.
e) Aguardar duas horas para poder utilizar o telefone, já com a nova operadora.
- para qual operadora deve fazer o pedido de portabilidade numérica?
O Contato para a solicitação da portabilidade deverá ser feito, sempre , com a operadora para o qual o usuário deseja transferir-se.
- O telefone deixará de funcionar após o pedido de portabilidade para a outra operadora?
Poderá haver um período de transição de, no máximo duas horas, para a mudança de uma operadora para outra. Apenas nesse intervalo de tempo, o telefone poderá não funcionar.
- Como o usuário pode saber se o telefone para o qual está ligando pertence à sua operadora?
Basta entrar em contato com a operadora (por meio do website ou call Center), para saber se o número desejado está na mesma rede.
- Quanto custará a portabilidade numérica?
R$ 4,00, que devem ser pagos pelo usuário a cada solicitação. Algumas prestadoras não cobram.
- Como serão cobrados os serviços utilizados na operadora da qual o usuário está saindo que não tiverem sido pagos?
O usuário pagará os serviços já utilizados na sua antiga operadora.
Começa nesta segunda-feira (01.12) a portabilidade em Alagoas
GeralJosé Malta Fontes Neto 01/12/2008 - 08h 00min Divulgação

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