Governador aprova o pré- projeto de implantação de Pólo Agroalimentar em Batalha e Arapiraca

Política

Alexandre Câmara/Agência Alagoas

O governador Teotonio Vilela aprovou na sexta-feira, dia 7, durante reunião com a secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Kátia Born, o pré-projeto de implantação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar para o Estado de Alagoas, nos municípios de Batalha e Arapiraca.

O governador se comprometeu em agendar uma reunião, ainda este mês, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, visando à aquisição de recursos para a viabilização do pólo agropecuário.

Nesta segunda-feira, a superintendente de Ciência, Tecnologia e Informação, Josefa Petrúcia Melo Moraes, e o diretor de Apoio a Fomento de Parques Tecnológicos de secretaria, Lauro Mendes, encaminharam o pré-projeto para apreciação da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A implantação do centro está orçado em R$ 12 milhões, e contrapartida do Estado de R$ 4 milhões. O projeto visa promover o desenvolvimento socioeconômico do Semi-Árido alagoano.

O encontro contou com a presença de representantes de instituições parceiras como Ufal, Fapeal, Uncisal, Uneal, Fiea, Sebrae e das secretarias do Planejamento, da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico. O pré-projeto foi apresentado pelo engenheiro químico paranaense, Mario José Bracht, que expôs também a experiência vitoriosa de implantação do Pólo Agroalimentar do município de Cascavel.

?Entre os benefícios da implantação do pólo estão o acesso do pequeno produtor e empresários à ciência e tecnologia e, a médio prazo, a geração de conhecimento e inovação tecnológica?, disse a secretária Kátia Born. A implantação do Pólo de Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar consta no PPA 2008-11.

O envio do pré-projeto à Finep é a resposta da Secretaria de Ciência e Tecnologia ao ofício N° 12/2007, encaminhado pelo órgão ministerial, convidando os estados a apresentarem propostas de projetos estruturantes para o Sistema de Ciência e Tecnologia.

O projeto prevê o desenvolvimento de produtos como leite e derivados, milho, feijão e mandioca, fruticultura, além de produtos orgânicos, bovino, ovocaprino e aqüicultura e apicultura.

A estrutura propõe a instalação de uma unidade agroindustrial em Arapiraca e uma unidade agropecuária no município de Batalha. Entre os setores da unidade de Arapiraca consta a instalação de dois laboratórios de controle básico de microbiologia e físico-química de alimentos, que darão suporte ao desenvolvimento de produtos e aos projetos de incubação. Conta ainda com uma incubadora para desenvolvimento de empresas do setor agroalimentar, além de capacitação profissional de recursos humanos.

A unidade de Batalha será composta de áreas de desenvolvimento e demonstração na área de melhoramento genético, produção, salas de ordenha, cortes, unidade de beneficiamento de leite e derivados, entre outros.

Comentários