O DEUS QUE LEVANTA A SAIA

José Vaneir Soares Vieira

“Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos Exércitos: levantarei as abas da tua saia sobre o teu rosto, e mostrarei às nações a tua nudez, e aos reinos as tuas vergonhas” (Naum 3.5).

Pode ser estranho. Pode ser rude. Mas é pura verdade. De tempos em tempos Deus levanta a saia das nações e dos povos e deixa à mostra a sua nudez e as suas vergonhas. Ele acaba com a hipocrisia. Ele destrói os segredos de Estado. Ele revela as mentiras da diplomacia. Ele conserta a História. Ele abre o arquivo secreto e expõe todos os documentos até então ocultos. Ele põe os podres para fora. Isto aconteceu com a cidade de Nínive no passado distante: “Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos Exércitos: levantarei as abas da tua saia sobre o teu rosto, e mostrarei às nações a tua nudez, e aos reinos as tuas vergonhas” (Naum 3.5).

Deus tem autoridade para levantar a saia, ou o vestido, ou a capulana das nações. Afinal ele é o Senhor dos Exércitos. As nações estão debaixo do seu domínio. Ele julga, ele condena, ele pune, ele despedaça as nações.

No passado, ele levantou as saias de Sodoma e Gomorra, Assíria, Babilônia, Egito, Fenícia, Filistia e Israel. Disto falam os profetas do Antigo Testamento. Mas Deus já levantou a saia do império medo-persa, do império grego e do império romano. Nestes últimos 60 anos, temos visto a nudez dos campos de concentração, das deportações, das matanças internas nas nações, das violências, dos abortos, da pilantragem e corrupção dos governos, da queda econômica dos Estados Unidos e outras nações, das mazelas que nos são expostas pela mídia, mostrando quão fraca são essas grandes potências. Seus pecados não ficam ocultos, pois Deus os expõe aos olhos de todos nós.

Mas Deus também trata com indivíduos, com pessoas e não apenas com as Nações do mundo. O apóstolo Paulo diz que “cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Romanos 14.12). E Jesus diz que em relação ao pecado cometido, ele não pode ficar oculto, guardado, escondido, protegido a sete chaves, seja ele qual for (estupro, adultério, imoralidade, homicídio, furto etc.), pois há a certeza de que Deus vai trazer à tona, vai levantar a saia e mostrar o pecado de quem saborosamente o cometeu às escondidas. Veja: “Porque nada há de encoberto que não venha a ser descoberto, nem de oculto que não venha a ser revelado” (Mateus 10.26). E nesse caso não há distinção de pessoas: Deus trata a todos igualmente, seja rico ou pobre, ateu ou religioso, o que vai a igreja e o que não vai, sacerdote ou bispo, cristão ou pecador.

Se você é um daqueles que vive saboreando o pecado, cometendo às ocultas coisas que não o faria em público. Se você se delicia em fazer as coisas mais apimentadas, mais indecorosas, mais desavergonhadas sigilosamente; se você é daqueles que mete a mão no dinheiro alheio, que faz mal ao próximo, que executa suas tramóias caladamente, de forma que não há possibilidade alguma de alguém saber; se você tem vivido a esconder debaixo do tapete, debaixo das desculpas, debaixo da consciência, debaixo de um montão de coisas os seus pecados, saiba que isso não vai durar muito tempo, pois estar chegando o momento em que Deus vai levantar a tua “saia”, o teu “vestido” na altura do rosto para que todos vejam a tua nudez, as vergonhas, as safadezas que se fazem em oculto. Que o digam os nossos políticos, pois Deus tem exposto os pecados deles aos nossos olhos.

Fica para nós a palavra de Moisés no Livro de Número 32.23: “Porém se não procederdes assim, pecareis contra Jeová, e sabei que o vosso pecado vos achará”. O pecado tem o poder de achar o seu autor, não importa onde este estiver, sua idade, sua posição social ou quanto tempo se passou. Quando menos você esperar, esse pecado cometido há anos, vai te encontrar para prestação de contas, vai bater à tua porta.

Pense nisso!

Comentários