"Nada há encoberto que não venha a ser revelado e oculto que não venha a ser conhecido.” (Lucas 12.2).
O pecado é mal, mesmo quando as pessoas não tomam dele conhecimento. Se alguém rouba o caixa do estabelecimento, mesmo que o patrão não o saiba, o pecado não deixa de ser menos grave. Aquele que frauda nos negócios, no imposto de renda, mesmo que não seja descoberto e venha responder por isso, seu pecado é grave do mesmo jeito. Não importa se ele vem à público ou fica em oculto. Um pecado é um pecado, se o cometes em segredo ou diante do mundo inteiro.
É curioso como os homens medem a culpa. Se cometemos uma imprudência, mas essa não causa um acidente hoje, esse ato não deixa de ser menos grave se vier a causar uma fatalidade somente daqui a um mês. Deve ser censurada essa pessoa que cometeu a imprudência, independentemente do resultado. O erro é o mesmo – com acidente ou sem acidente. E ela é tão culpado na primeira como na segunda vez que, em sua negligência, expôs vidas humanas ao perigo mortal. Não meça o pecado pelo que outras pessoas dizem sobre ele, mas pelo que Deus diz a respeito dele, e como suas consciências protestam contra ele.
Ora, o pecado secreto, em qualquer circunstância, é o maior pecado, porque o pecado secreto implica que o homem que o comete tem aninhado e acalentado o ateísmo em seu coração. Sabes a razão? Porque essa pessoa é religiosa, mas em oculto age e se esforça para mostrar uma imagem falsa às pessoas, pecando secretamente. Em secreto, desonra a Deus, nega Ele, não se importa com o pecado que O está machucando.
Quem nega a Deus é ateu. Mas veja que há pessoas que por nada no mundo diriam palavras torpes na frente de um ministro, de uma pessoa honrada, mas ausente esse elas dizem francamente, mesmo sabendo que Deus as está vendo. Essas pessoas mesmo religiosas, são de fato atéias. Há alguns que não iriam trapacear nos negócios por nada no mundo se souberem que serão descobertos, mas podem fazê-lo mesmo sabendo que somente Deus as vê, isto é, valorizam o olho humano muito mais do que os olhos de Deus; e pensam que é pior ser condenado pelos homens do que ser condenado por Deus! Que tolice! Chame-o como quiserem, mas seu nome correto é ateísmo prático. É uma desonra para Deus; é destroná-lo, é colocá-lo abaixo de suas criaturas. E o que é isso senão negar a sua Divindade?
Amigo não incorra na culpa dos pecados secretos. Ninguém pode pecar pouco em secreto, pois certamente cairá em mais pecados. Ninguém pode ser um hipócrita e dizer ter uma falta moderada. Irá de mal a pior, e continuará assim até que sua culpa seja publicada, será então exposto como o pior e mais duro dos homens. Tenham a certeza de que o pecado secreto é a pior espécie de pecado.
Deus é onisciência. Ele tudo sabe. Por isso Davi diz em Salmos “Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu ai estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que ti ali está também. Se dizer: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim” (Salmos 139. 7, 811).
Eu gostaria de poder fazer o mesmo. Fazer com que cada homem olhasse para si e descobrisse seu pecado secreto.
Amigo, traga o teu pecado à luz do dia; talvez ele morra sob a luz do sol. Aquilo que não gostaria que fosse descoberto. Diz agora a tua própria consciência o que é. Olhe em sua face; confesse diante de Deus, e Ele te dará graça para vencer este pecado e qualquer outro, e te levará para Ele em pleno propósito e de todo coração! Olha a sua culpa é culpa, se for descoberta ou não, e se existe alguma diferença é para pior, pois é uma culpa maior, porque tem sido secreta. Deus nos livre da culpa do pecado secreto!
Pense nisso!
CONTINUA...
Comentários