O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO ENVELHECER?

Luciene Amaral da Silva

De fato, fomos criados com a pergunta o que você vai ser quando crescer? Quando faziam essa pergunta, seja na família, na escola ou entre os colegas e vizinhos, referiam-se apenas à questão profissional. Daí, tínhamos que nos questionar e tentar, mesmo na tenra idade, saber que rumo e profissão seguir.

A partir dessa pergunta buscamos estudar e nos formar em uma profissão. Depois, conseguimos um emprego e depois passamos a desejar nossa aposentadoria.

Muitos anos de trabalho, de cansaço acumulado, muitas vezes em um trabalho que não nos agradava porque não era o que queríamos, apenas o que conseguimos.

Depois de aposentar-se, pronto e agora o que vamos fazer? Dormir tarde sem hora para acordar, eita, não temos mais sono, porque nosso corpo depois de uma certa idade não tem necessidade mais de tantas horas de sono para se desenvolver, porque está desenvolvido, concluído.

Vou ficar em casa e visitar tanta gente que não pude visitar porque não tinha tempo, fiz tudo isso no primeiro ano de aposentadoria, pronto não tem mais onde ir.

Vou colocar as coisas em ordem na casa, tudo bem, fez isso em dois meses. Vou viajar e aproveitar a vida, isso se conseguiu construir um orçamento que tinha espaços para as viagens, ótimo.

Bem, vejo que não fomos preparados para envelhecer. As escolas e as famílias precisam conversar com crianças, adolescentes e jovens sobre essa realidade que naturalmente pertence a todos.

Ouvi uma senhora dizendo que as opções são poucas para essa idade e envelhecer também é uma questão de escolhas, escolhas bem cedo, no início. Em seu planejamento de vida precisa ter espaço para o que fazer quando envelhecer.

Fugir da depressão pela ociosidade, fugir da ociosidade, porque enquanto a cabeça estiver ocupada com pensamentos produtivos, tendo por base ações produtivas, ajuda muito. Fugir do suicídio, fugir do alcoolismo na terceira idade que cada dia mais cresce.

Envelhecer como escolha precisa de planejamento. O que vai ser quando envelhecer e tão importante quanto o que vai ser quando crescer porque um está interligado ao outro, e o primeiro será reflexo do segundo.

Escolher por uma vida saudável, para envelhecer de forma saudável, ter uma profissão, ação, trabalho que lhe garanta, por prazer, não parar, ajuda na escolha do envelhecimento. Pois, só há desejo em se aposentar quem não está bem no trabalho que tem e quem trabalha em um lugar que não oferta condições.

Escolher envelhecer é planejar atividades e ações, seja referente a religião, fé, seja referente a artesanato, trabalho voluntário, trabalho remunerado. Ou seja, está ativo no corpo e na mente.

Envelhecer é natural, a forma como eu quero passar por este estágio é uma escolha, e a escolha depende das condições em que fui colocado para escolher.

E você? O que vai ser quando envelhecer?
Só não diga feliz, porque felicidade não é um fim, deve ser um meio que te acompanha por toda a vida.

Comentários