A força transformadora de mulheres inspiradoras na formação de gerações, que podem dizer com orgulho: há sim vida inteligente no sertão, pois o que sou, é semente plantadas por estas mulheres notáveis.
E já passaram esses áureos tempos
E já fugiu a nossa mocidade!...
Mas quando penso nesses dias lindos,
Que tortura, minha alma e que saudade!
(Florbela Espanca – Dantes...)
Quando encontro um Santanense, sempre me fazem a indefectível pergunta. Você tem ido a Santana? Isto sempre me lembra de uma historia que li há muito tempo sobre um chinês que fugindo da china comunista, imigrou para os Estado Unidos e após décadas com a vida refeita ouviu um dia de seu filho, que sabia da saudade do pai da terrinha, perguntou pai porque o senhor não volta à china a passeio, agora o senhor é um cidadão americano pode entrar e sai livremente – o que o Pai respondeu – Meu filho não preciso ir à china, pois a china está aqui no meu coração. E é de dentro do coração que vou retirar estas reminiscências neste 8 de Março Dia Internacional da Mulher para homenagear mulheres inspiradoras que passaram por minha vida e de muitos da minha geração em Santana do Ipanema.
Estas mulheres santanenses que passo a citar pelo menos na minha humilde opinião foram paradigmas através de seus ensinamentos, atitudes e exemplos. Às vezes penso que parte do problema da educação de hoje em dia, são professores que nem de longe são modelos inspiradores para seus alunos, não são porque simplesmente não querem, ou porque são desmotivados. Não. Eles não são inspiradores porque eles próprios não tiveram esses exemplos que minha geração teve o privilegio de ter.
Não vou discorrer sobre educação deixo para especialistas vim falar de pessoas que fizeram a minha geração enxergarem o mundo através de seus valores:
Grupo Escolar Padre Francisco Correia:
Salve Dona Marinita – Eterna Diretora exemplo de coragem, determinação e disciplina; Saudade.
Salve Professora Ana Chagas – Delicadeza e juventude;
Salve professora Maria do Carmo; Saudade.
Colégio Estadual professor Deraldo campos
Salve professora Déia – Exemplo de elegância no vestir e no falar. Quem não lembra quando os bárbaros dentro da sala falava OXÊNTE e ela com sua delicadeza que lhe era peculiar falavam meninos não se fala OXÊNTE o correto é OH!GENTE. Simplesmente impagável.
Salve professora Margarida Cíntra – Distinta e impecável no trato e no seu perfeito português; Saudade.
Salve professora Salete Bulhões – Está à cegonha recebeu o GPS (Global Positioning System) com defeito, era para entregar o bebê no paralelo 48º 52’ Norte, ou seja, (Paris) a ave perdeu o rumo e veio parar no paralelo 09º 22’ 40’’ sul (Santana do Ipanema) para nossa sorte. Exemplo de delicadeza no trato com todos e com cada um em particular, enfim nós ganhamos, Paris perdeu.
Gostaria de Saudar ainda as professoras: Dona Helena Chagas, Dona Helena Braga das Chagas, Dona Laura chagas Duarte, Dona Marinalva Cirilo, Dona Narair e Dona Durvalina. E todas as outras que fizeram parte dos anos dourados da minha geração nosso muito obrigado.
Saindo do ambiente escolar, mas não menos professoral gostaria de citar com uma saudação especial á minha mãe (in memória) a que muito devo ARACI CHAGAS OLIVEIRA, mulher rural, profissão do lar, porém educada dentro dos preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana, herdou dos meus avós a ética, a moral e o respeito pelo próximo. Dona Socorro Granja, Dona Lourdes chagas, minha tia Alice de Oliveira Barros e Dona Iracema Salgueiro como exemplos da aristocracia sertaneja pilares-mor, espelho de retidão de nossa querida cidade. Agradeço a Deus por ter tido o privilégio de conhecer estas mulheres notáveis. Minha eterna gratidão. Alô Chics de plantão! Citarei apenas um exemplo que ficou na memória para as jovens aspirante a madame. Dona Iracema Salgueiro costumava sempre ir à missa das 19hs quando acontecia de chegar minutos atrasada coisa rara, diga-se de passagem, ela entrava na igreja com sua elegância costumeira com sapato de salto, porém não se ouvia barulho nenhum do salto, pois entrava pé-ante-pé para não incomodar ninguém nas suas orações e não chamar a atenção para si, e em respeito a todos os presentes, diga, se não é chic, pois bem, geração sem noção espelhe-se é assim que se faz. Pois como diz Glorinha Kalil educação nunca sai de moda.
Pois bem, estas são as mulheres notáveis dos anos dourados da minha geração, porém centenas de outras mulheres igualmente notáveis mesmo que anônimas contribuíram para a formação de gerações de nossa querida cidade a todas, parabéns e muito obrigado por vocês existirem em nossas vidas.
Sim, e respondendo a pergunta inicial não preciso ir a Santana, ela mora no meu coração.
Vida o Dia Internacional da Mulher!
Viva Santana.
Viva Senhora Santana.
Comentários