UM MINUTO, EM UMA MINUTA.

Fábio Campos

Ao ver, na tevê, o cerimonial do velório da rainha Elisabeth Segunda, voltou-me a curiosidade sobre “Um minuto de silêncio”. Acho que já tratei desse assunto noutra crônica, já faz algum tempo. Acredito, no entanto, que valerá a pena voltar ao tema. Afinal, sempre tem algo diferente pra se ver.

“Minuto de Silêncio é a expressão para um período de contemplação, oração, reflexão ou meditação silenciosa. Similar ao ato da bandeira em meio mastro. O minuto de silêncio é também um gesto de respeito, em especial no luto com aqueles que morreram recentemente ou como parte de um evento histórico trágico.
Origem: A versão mais difundida sobre a origem do gesto é que ele tenha ocorrido pela primeira vez em Portugal, quando o Parlamento português recebeu a notícia do falecimento do diplomata brasileiro Barão do Rio Branco, em 10 de fevereiro de 1912, mantendo-se em silêncio por 10 minutos.

Outra versão conhecida é que a ideia do minuto de silêncio foi concebida pelo jornalista australiano Edward George Honey , em um artigo no jornal londrino “The Evening News”, onde em 17 de novembro de 1919 o rei George V do Reino Unido proclamou que na 11ª hora, do 11º dia, do 11º mês, todas as atividades deveriam ser interrompidas por 2 minutos em reverência à memória dos mortos na Primeira Guerra Mundial, ficando a data conhecida como “Dia do Armistício”. Fonte: Wikipédia.org.br

O significado da palavra Minuto encontrei em um texto bacana no site “origemdapalvra.com.br” que transcreverei aqui apenas o que nos interessa: “Esse nome se originou na Geometria, foi dado por analogia com o círculo, que é dividido em 360 partes iguais, os graus. O matemático e astrônomo Ptolomeu, precisou de unidades mais precisas para seu estudo, e dividiu cada um desses gruas em 60 partes que recebeu o nome de “Pars minuta prima” que significa em português: “A primeira parte pequena”.

Também no mesmo site e texto há referência ao significado de “Minuta: vem do Latim “Escriptura Minuta”, escrita com letra miúda, borrão, esboço. O texto traz ainda referência a “Minus” do Latim significa “Menor” originada do Sânscrito “Minati". O superlativo de “Minus é “Minimum” que originou no português o “Mínimo”. Antes havia na escala decrescente de tamanho o “Minusculus” que servia pra designar algo “Menor ainda”.

E MINUANO? “Substantivo masculino [Brasil] Vento que sopra da Argentina [ Lá, é chamado de “Pampeiro”]; grupo indígena brasileiro do Sul do país; grupo brasileiro de rock “Engenheiros do Hawaii”; marca de refrigerante do grupo “The Coca-Cola”; produto de limpeza; jornal de circulação diária na cidade de Bagé-RS. Fonte: oquee.space.com.br”

Como seria “Um Minuto de Silêncio” para um surdo? Então, não é piada. Uma poesia de uma escritora surda portuguesa Marta Morgado traduzido em Libras [Língua de Sinais do Brasil] pelos jovens Guilherme Henrique, Ellem Thassany e Waléria Corsino para o deficiente auditivo entenda o significado dessa expressão. Você pode ver no site: culturasurda.com

Afinal, “Um Minuto de Silêncio” dura realmente um minuto? Consultei vários sites, e não achei resposta para essa minha pergunta. No entanto respondo eu mesmo: Não meu caro leitor, um minuto de silêncio, não precisa necessariamente durar um minuto. Pode durar um pouco mais que isso. Pode durar uma eternidade. Já estive em vários deles e confesso, nenhum deles durou apenas um minuto. Teve deles que nos levaram de volta ao passado, teve deles que nos levaram a uma reflexão tão profunda que pareceu durar horas. Não importa onde você esteja, num estádio de futebol, diante da tevê, numa reunião, num teatro, num sepultamento, num templo, numa parada militar, numa assembleia. Ele será crucial, e sempre causará comoção. Alguns poucos nem respeitarão. Haverá até quem instintivamente consulte o relógio. Mas com certeza, terá deles para o qual serão inesquecíveis.

HUMOR PARA ENCERRAR: FRASE MANEIRA:
PALHAÇO é um Homem Todo Pintado de PIADAS!
CÉU AZUL é o telhado do MUNDO Todo.
SONHO é uma coisa que fica dentro dos NOSSOS TRAVESSEIROS.
BODE GAIATO:
O Nordestino fala Inglês por Natureza:
-Mainha Me The My um pedaço de Bolo?
-Oxe! My eu num Halliday!

Don’t Two Hi Junin?
-Roll Ali.

NO RESTAURANTE:
O Garçon: - A senhora qué vê o Menu?
-Oxe! Eu vim aqui pra cumê. E não vê Hôme nú!

Fabio Campos, 18 de Setembro de 2022.

Comentários