No meio da semana que passou devido ao estresse do cotidiano envolvi-me num episódio que a linguagem médica classificaria como um “surto”. Fiquei curioso de saber, qual seria o limiar, entre surto, ficar doido, maluco ou pirado.
“DOIDO = Algo radical, muito bom, o que mexe com adrenalina; MALUCO = É uma pessoa normal dependente de um mundo completamente vazio de seu ser. Aquele que tem a coragem de enfrentar coisa ou situação do mundo exterior, porém morre de medo do seu eu “intro-psíquico”, ou vice-versa; PIRADO = (gíria) amalucado, maconhado (sob efeito da maconha) aluado, alucinado. O termo surgiu nos anos 70. É derivação de “pira” (fogo em Grego) remetendo a brasa do baseado.Fonte: dicionarioinformal.com.br”
“DOIDO VARRIDO: A expressão vem de “Varrido do juízo”, é a expressão mais antiga que se conseguiu encontrar associado a loucura. Ela aparece entre 1593-95 em “Primeira Visitação do Santo Ofício às Partes do Brasil” pelo licenciado Heitor Furtado de Mendonça em “Denunciações de Pernambuco”.
DOIDO DE PEDRA: Antigamente acreditava-se que os loucos eram aqueles que tinham uma pedra na (dentro da) cabeça. Na Idade Média entre 1475 e 1480 o pintor holandês Hieronimus Bosch retratou em uma tela alguns missionário tentando tirar de dentro da cabeça de um homem, as tais pedras. Acreditava-se que as pedras deveriam ser removidas antes de contaminarem o cérebro, e serem causadoras de perturbações e problemas mentais. Os dicionários do século XIX explicam que: “Loucos são aqueles que atiram pedras”. Aparentemente atirar pedras era uma coisa que somente os doidos faziam. O padre Antônio Vieira (1608—97) distingue entre doidos, os que precisam de ir para o hospital psiquiátrico e os “doidos de pedras” que seriam os judeus que viviam preparados para apedrejar, inclusive Jesus Cristo. Fonte: portugueseexchange.com”
“LOUCO: Termo muito usado dentro da língua portuguesa para se referir a uma pessoa que possui as faculdades mentais desequilibradas, ou seja possui insanidade mental. Tem uma percepção distorcida da realidade a sua volta, perda do controle das ações, com quadro de alucinações. Fonte: oquee.com”
“BALADA DO LOUCO Dizem que sou louco, por pensar assim/ Se eu sou muito louco, por eu ser feliz/ Mas louco é quem me diz/ E não é feliz, não é feliz. Musica de Arnaldo Baptista e Rita Lee, by “Os Mutantes”. Fonte: letras.mus.com.br”
“Expressões que significam Louco ou Doido: Miolo mole; Uma tellha a mais; Cabeça de melão; Louco de pedra; Não bate bem; Ruim da bola; Não gira bem; Cabeça virada; Um parafuso a menos etc. Fonte: dicionáriocriativo.com.br
“O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE CHAMAR ALGUÉM DE LOUCO? Em Mateus 5,22 Jesus foi enfático em dizer que qualquer que chamar seu irmão de louco será réu do fogo do inferno. Mas o que isso realmente quer dizer? Afinal, quem nunca chamou alguém de louco. Para entendermos o que Jesus quis dizer é preciso analisar os versículos anteriores, a partir do versículo 17, veremos que o mestre estava falando da lei, e deixa claro, que não veio para condena-la, mas cumpri-la. Fonte: rafaelrodrigues.com.br”
“MALUCO BELEZA Enquanto você se esforça pra ser/ Um sujeito normal, e fazer tudo igual/ Eu do meu lado, aprendendo a ser louco/ Um maluco total/ Na loucura real. Fonte: letras.mus.com.br Raul Seixas (1977)
“SURTAR: Enlouquecer, se descontrolar diante de determinada situação. Dicionárioinformal.com
Minha terra natal Santana do Ipanema, está incrustada no sertão de Alagoas, no passado, tinha vagando pelas ruas, vários doidos, malucos, loucos. Frequentemente tinham apelidos que detestavam, tornavam-se alguns, muito agressivos por conta disso. Vamos citar os apelidos de alguns que lembramos agora: Natalício Têi-Têi, Propício apelidado de “Piru baixeiro”; “Cinco Minutos”, “Django das Biatas (esse catava bituca de cigarro do chão); Zé Doidinho; Justino“Barba Azul”, Regina Cambão, Mirindão, Vicença. E tinha Poni e seus irmãos, que acabaram servindo de inspiração ao nosso escritor maior Breno Aciolly, que retrata tão bem personagem com problemas mentais, como a esquizofrenia, na sua obra mundialmente famosa: “João Urso”.
UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
Deu no watsapp
“Um CAMELO pode trabalhar uma semana sem beber. Um HOMEM pode beber uma semana inteira sem trabalhar.”
“Minha CONTA DE ENRGIA chegou, parece que vem cobrando a LUZ DO SOL também.”
JOÃOZINHO A professora de Matemática pergunta:
-Se numa árvore tem 6 pássaros e um caçador atira em um. Quantos ficam?
-Não fica nenhum professora. Os outros assustados com o tiro fogem.
- A resposta não é essa mas gostei da sua forma de pensar.
AÍ JOÃOZINHO rebate com uma pergunta:
-Professora, três mulheres na praça, estão tomando sorvete: uma chupa, uma lambe e outra morde. Qual é a casada?
-A que chupa.
-A que está com aliança. Não é essa a resposta correta, mas gostei do seu jeito de pensar.
FABIO CAMPOS, 20 de Fevereiro de 2022.
Comentários