SEU BARTOLOMEU DA CASA "O FERRAGEIRO"

Fábio Campos

Relutei, mas resolvi falar, sobre o Terço dos homens. Toda terça-feira, a partir das 19 horas, homens da paróquia de Senhora Santana, reúnem-se para rezar o terço, na igrejinha de São Sebastião. Descobrimos esta devoção a alguns meses. Ensejamos, visto a data de hoje, pois foi num dia como o de hoje, que Nossa Senhora, a mãe do Salvador, apareceu a três crianças: Francisco, Jacinta e Lúcia, na cidade de Fátima, em Portugal. Por isso a cantiga:

“A treze de maio na cova da Íria
No céu aparece a virgem Maria
Ave, Ave, Ave Maria...”

Doutor Júlio, Seu Zé Nogueira (também responsável pelo terço na paróquia de São Cristóvão) e Bozo, são os organizadores do movimento. Embora um nome gostaríamos de mencionar nesta ocasião, Seu Bartolomeu Barros da Casa “O Ferrageiro”. Sem querer ater-nos a discursos elogiosos à pessoa que destacamos. Afinal, todos nós já o conhecemos e sabemos da retidão de caráter do homenageado nesta crônica. Maria Cilene, com maestria e perfeição, já o biografou neste portal, e consta do Livro “À Sombra do Juazeiro”.

Na parede de seu “escritório”, na casa de ferragens, ele exibe uma foto, num momento de descontração, ao lado de um grande amigo, saudoso, Dr. Adelson Isaac de Miranda. Também uma caricatura, retrata-o ao lado de Maria e Ivaldo Cui-ui-ui. O caricaturista Roberval, captou exatamente o quão sensível e humilde é Seu Bartolomeu. Clubes de serviços que participa, creio que todos. Lembro que desde a década de setenta, e até bem pouco tempo, se encontrava sobre o balcão, tanto na Casa o Ferrageiro quanto nas demais casas de comércio, um simpático cofrinho com a seguinte mensagem: “Colabore com os velhinhos da Casa São Vicente de Paula”.

Isso, fez-me lembrar do prefeito da cidade do meu amigo Tonho Neguinho. Foi pra um congresso, num hotel de luxo em Maceió. Ao descer do carro, na calçada leu um apelo declarado num depósito de lixo: “Colabore com a Limpeza”. O prefeito não contou conversa, tirou a carteira, sacou uma nota e jogou dentro da lixeira. Não sem comentar irado:

-Êita! Ciço Almeida tá mal eh? Nem aos garis está pagando!


Fabio Campos 13/05/2011 É Professor em S. do Ipanema- AL.

Comentários