SER PROFESSORA NÃO É MOLE NÃO!

Fábio Campos

Maio é mês de cultura, também de agricultura. Neste mês se intensifica a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, visto que há por essa época aumentam as pastagens e também os organismos que podem contaminar o gado. O nosso magnífico cereal, tão querido o milho, traz no seu nome científico, o nome deste mês em latim: Zea may.

Comemora-se no dia 13 deste mês, o dia do zootecnista. Dia também dedicado a Nossa Senhora que em aparição a três crianças - Francisco, Jacinta e Lúcia, em Fátima – Portugal - fez revelações importantes que posteriormente aconteceriam e pediu ao mundo que rezasse o santo rosário do terço. Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Àurea que abolia a escravatura no Brasil.

O mês de maio é muito importante para uma pessoa. Em 18 de maio de 1920, em Wadowice na Polônia, nascia Karol Jozef Wojtyla, que se tornaria o papa João Paulo II, em 13 de maio de 1981, o turco Muhamed Ali Agca atenta contra sua vida em plena praça São Pedro, em Roma. Faleceu em 02 de Abril de 2005, aos 85 anos. E em 01 de maio deste ano é beatificado, em solenidade presidida pelo seu sucessor papa Bento XVI.

Bem como beatificada foi “O anjo da Bahia” irmã Dulce neste mês de maio.

Dois eventos marcaram a “9ª Semana do Museu” ocorrida entre 18 e 22 de maio deste ano, aqui em Santana do Ipanema. Na quinta-feira aconteceu na Câmara de Vereadores Tácio Chagas Duarte uma “mesa redonda” com o tema cangaço, teve a participação do economista Silvio Bulhões filho do casal de cangaceiros, Corisco e Dadá. Sílvo foi sabatinado pelo professor, Marcelo André Fausto, estudioso deste tema. O outro evento foi uma palestra da professora doutora Sivana Sousa do Nascimento, museóloga.

O mês de maio é tido no mundo inteiro, como um mês de luta sindical pelos direitos do trabalhador, em 01 de maio de 1886, trabalhadores foram às ruas de Chicago – E.U.A. reivindicar redução na jornada de trabalho para 08 horas. Antes o trabalhador era explorado tendo que cumprir cargas horárias de 12 à 20hs de trabalho. Não teve jeito houve greve geral. E nas manifestações que se sucederam ao dia primeiro, manifestantes pagariam com suas vidas o preço da luta por justiça social. Assistimos via internet e depois na telinha da Globo, a professora potiguar Amanda Gurgel, que estourou a boca do balão, e disse a verdade em rede nacional. Musiquinhas e gingles veiculadas na tevê, tentando encher a bola de quem tem uma das missão mais espinhosa, não resolve o problema. Ser professor não é mole não!

Doutora Renilde Bulhões, prefeita da nossa cidade Santana do Ipanema, presente à palestra da museóloga Dra. Silvana, pra descontrair a platéia, contava que seu tio era Fiscal Escolar, isso lá pelos idos de 1930 e lá vai fumaça. Ao chegar a determinada escola da zona rural, ele resolveu fazer um teste com a professora. Pediu que lhe apresentasse uma cartilha do A-B-C, e mostrando a gravura e o nome de um dado ( objeto de seis lados, usado pra diversos jogos), pediu que a professora soletrasse o nome daquele específico objeto. Prontamente a mestra o atendeu:

-D – a, dá, d-o, dó: Bozó!

Fabio Campos 23/05/2011

Comentários