ONDE FICA A CUCUIA?

Fábio Campos

É Carnaval. Por este tempo, ficamos bastante musicais. De modo particular, carnavalescos. E uma marchinha veio afagar-me o coração, justo neste sábado de Zé Pereira.

“Ouvi dizer, que o mundo vai se acabar/ Que tudo vai pra Cucuia/ O sol não mais brilhará/ Mas se deixarem/ Um bombo e uma mulata/ E um trombone de prata/ O frevo bom viverá/ Pode acabar o petróleo/ Pode acabar a vergonha/ Pode acabar tudo em fim/ Mas deixem o frevo pra mim. Trombone de Prata - Capiba - Polydisc - 1999. Fonte: mus.letras.com.br”

De acordo com um vídeo exposto no site “Almanaque Brasil” ebc.com A expressão “ir pra Cucuia” é bem antiga. Está no dicionário, e quer dizer: Partir dessa pra outra, morrer, desencarnar. A origem do termo é bem interessante: vem de “Cacuia” nome de bairro carioca. Zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Onde em 1904 fundaram um cemitério. Na boca do povo ‘Cacuia’ acabou virando “Cucuia”.

Achamos por bem, ver outras expressões para designar quem morreu: "Apagar; Ir pro Beleléu; Bater as Botas; Bater a Caçuleta; Empacotar; Espichar; Esticar a Canela; Descer sete Palmos; Ir pra cidade dos Pés Juntos; Comer Capim pela Raiz; Levar terra na cara; Dar com os Burros N’água; Vestir o paletó de Madeira; Pifar; Passar dessa Pra Melhor; Virar Presunto; Descer a Cova (ou ao Túmulo) Fonte: maroma.wordpress.com”

E as Marchinhas antigas? Mais uma vez estão na berlinda. No site ‘revistabula.com.br’ o cronista Eberth Vêncio produziu um artigo polêmico: “Dez Marchinhas de Carnaval para Cantar e ser Preso” Naturalmente trata-se de matéria sensacionalista. O próprio Eberth a inicia dizendo: É exagero. Ninguém vai preso por cantar marchinhas de carnaval, com letras politicamente incorretas”
E elenca 10 com conotação preconceituosa. Por ser extensa resumimos:

“Olha a Cabeleira do Zezé - HOMOFÓBICA
A Pipa do Vovô não Sobe Mais – PRECONCEITO CONTRA O IDOSO
Maria Sapatão - HOMOFOBIA
Mulher Casada que Anda Sozinha é Andorinha - MACHISTA
Nêga Maluca - PRECONCEITO RACIAL
O Teu Cabelo Não Nega Mulata - PRECONCEITO RACIAL
A Sogra e o Jacaré – PRECONCEITO FAMILIAR
Mulata Bossa Nova – PRECONCEITO RACIAL
Mando a minha Sogra pro Inferno – PRECONCEITO FAMILIAR
Índio Quer Apito – PRECONCEITO CONTRA A ETNIA”

É comum. Se usar pra esses casos o termo “Apologia”. E de onde vem este termo? “Apologia é um modo de defesa, suporte ou apoio em prol de algo ou alguém. Etimologicamente, a palavra deriva do grego ‘apologías’ que significa literalmente “justificação’ ou “defesa”. Fonte: significados.com.br”

E a diferença entre o que é “Comum”, e o que convenciona chamar de “Normal”? Fernando Soares Campos, meu irmão, esclareceu-me: “Comum é uma situação ou reação que é de uso costumeiro, entre todos. Normal, é algo que se respeita como ‘norma’ ou padrão. Exemplo: Hoje em dia é COMUM o uso da propina na política. Porém não é NORMAL que exista corrupção no congresso nacional.”

Lancemos um olhar filosófico, um pouco gaiato, sobre o tema Marchinhas. Percebo prontamente a reciclagem das coisas. Nunca, por mais antiga que sejam as marchinhas foram tão atuais. Vou focar apenas duas delas.

“Mamãe eu quero/ Mamãe eu quero/ Mamãe eu quero mamar/ Dá a chupeta/Dá a chupeta pro bebê não chorar”

Aí vem Psirico (vagalume.com.br) e faz essa:
“Toma negona, toma chupeta/ Toma negona na Boca e na Buchecha/ Gugu dadá/ Gugu dadá”

“Foi ele, foi ele sim/ Foi ele que jogou o pó em mim.”

Aí no Youtube tem essa:
“O pó chegou voando no meio do salão/ Que farra sensacional/ Deu até notícia na televisão/ A farra do pó Royal.”

As duas, entre outras, foram reproduzidas em plena praça pública, de nossa cidade. Às véspera do carnaval.

Pra encerrar. O Bode Gaiato sobre como vai ser seu carnaval disse:

“CARNAVAL DÊNDI CASA 2019! Com as seguintes Atrações: BANDA CUMER E DURMIR; BLOCO NETIFLIX DA MADRUGADA. PERCURSO DOS TRIOS: Circuito Quarto-Cozinha; Circuito Quarto-Banheiro.”

NO WATHSAPP: FRASES MOTIVACIONAIS DE CARNAVAL PRA IDOSOS:
“Com o Avanço da Idade, ficamos mais Hábeis. Conseguimos: rir, tossir, espirrar, peidar, e se mijar todo. Tudo ao mesmo tempo!”
“Envelhecer é uma Merda. Quando você acha que já sabe tudo. Começa a esquecer!”
“Um cigarro após o sexo. E foi assim que deixei de Fumar.”
“Se ainda tenho Apetite Sexual? Claro! O que me falta é ‘Talher’ ”

BOM CARNAVAL PARA TODOS!
Fabio Campos, 02 de Março de 2019.

Comentários