MARACANÃ VIA ARAPIRACA

Fábio Campos

Ontem tivemos quer ir ao agreste, mas especificamente a Arapiraca. Participar de evento universitário na Uneal [Universidade Estadual de Alagoas] Campus I. A caminho da “Terra de Manoel André”. Região, dantes tida como fumajeira. Eis que os nomes dos locais, de onde o transporte alternativo, saiu e para onde ia. Deram-me o mote desta crônica.

“Arapiraca [Botânica] é o nome popular de uma árvore da família das Fabáceas (ex-Leguminosa) sub-família das Mimosáceas. Suas folhas são tóxicas para o gado. Depndendo da espécie seu nome científico pode ser: Anadenanthera colubrina; Anadenanthera macrocarpa; Peptadenia macrocarpa. Fonte: dicionárioinformal.com.br

Maracanã é denominação de trecho do bairro Camoxinga, aqui em Santana do Ipanema. Como todos sabemos, também codinome do maior Estádio Futebolístico do país, Mário Filho.

“Maracanã, ou Maracanã-verdadeira é uma ave psitaciforme da família Psittaridae. Também conhecida pelos nomes de arara-pequena, ararinha, mulata-maracanã e papagaio-de-cara-branca. A espécie está classificada de acordo com CITES I, vulnerável a extinção. Se medidas não forem tomadas a espécie pode entrar em processo de extinção. Nome científico: Primolius maracana = Mastigador de cascas de Primoli, ou Ave de Primoli, de canto como um chocalho."

Não pesquisei mas creio que o canto da ave imita, não o chocalho bovino, e sim uma maraca. Daí o nome Maracanã.

"Maraca, maracá, bapo, maracaxá ou xuatê é um idiofone de agitamento, constituído por uma bola, que pode ser de cartão, plástico ou cabaça, contendo sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa. Dependendo dos matérias usados, podem produzir sons como o de lixar ou de arranhar, quando tocadas. Normalmente são tocadas aos pares - com uma maraca em cada mão – agitando-as, embora pode ser tocadas rodando-as lentamente. Instrumento típico das danças latino-americanas. Conhecida também por: asson ou tchã-tcha = Haiti; Alfandoque, carangano ou geraza = Colômbia; nasisi = Panamá; sonajas = México; bapo ou carcaxa = Brasil; chichin = Guatemala; dadoo = Venezuela; huada = Chile e maruga em Cuba. Fonte: wikipedia.org.br”

A comunidade de Lagoa do Junco, que fica nas imediações do riacho do bode. Viverá hoje a 3ª noite de festa de seu padroeiro São Francisco de Assis, Na última quinta-feira, primeira noite do tríduo, tivemos como celebrante o padre Ivan, que é santanense mas exerce suas funções sacerdotais em Olinda-Pernambuco. Ao término da missa citou que uma pessoa que havia comungado lhe era familiar, lembrava alguém com quem convivera 17 anos atrás na Escola Mileno Ferreira. Fiquei pensando que pudesse ter sido eu, a quem o padre se referira.

Você sabia que a Oração de São Francisco de Assis, não foi escrita por São Francisco? Pois é, se quiser saber mais sobre esta curiosidade visite o site: https://pt.aleteia.org.

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz
Onde houver ódio que eu leve o amor
Onde houver ofensa que eu leve o perdão
Onde houver discórdia que eu leve a união
Onde houver dúvida que eu leve a fé...”

Pra terminar.

“ Um cara disse: entrei num ônibus e perto do motorista estava escrito assim: Ônibus não é táxi, campainha não é cipó, passageiro educado puxa uma vez só.”

Taí uma frase histórica no para-brisa do transporte alternativo:
“Paulo Afonso via Delmiro Gouveia”

Mais outro trocadilho:

“Vendo um Camaro amarelo, só vendo, comprar que é bom...”

"E um cara levou uma mulher pro motel. Ela se despe e pergunta:
-E aí amor quer tomar alguma coisa antes de transar?
-Quero...
-O que?
-Coragem.”

Fabio Campos, 28 de outubro. PARABÉNS A TODOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PELO SEU DIA!

Comentários