LAURUS NOBILIIS À NOSSA RAINHA.

Fábio Campos

Intenso, cheio de momentos relevantes, assim é o mês de julho, para nós santanenses. A classe estudantil é agraciada com as férias, festa da juventude e as festas alusivas aos nossos padroeiros São Joaquim e Senhora Sant’Ana. Da minha jovialidade no passado posso resgatar, com saudosismo, as gincanas automobilísticas, ciclísticas e a tradicional “Jecana”, a corrida de jegue. Promovidas e coordenada pelos jovens da época, com patrocínio do comércio local tendo como pano de fundo a Praça do Monumento e a Avenida Dr. Arsênio Moreira. Era uma manhã, e se foi o primeiro dia.

Na idade adulta, vi esses eventos serem substituídos por modernos “Cavalos de pau”, que era a prática de manobras arriscadas com automóveis turbinados, ou rebaixados. Tendo como cenário belíssimo céu azul contrastando com a poeira vermelha do campo de pouso de aeronaves, afastado do centro da cidade. A trilha sonora dessa paisagem, ensurdecedoras competições de “paredões” de caixas amplificadas à reboque dos carros. Era uma tarde, e se foi o segundo dia.

Ao crepúsculo da minha vida cheguei. E vi a festa da juventude, dar uma nova repaginada. Atendendo a novos anseios, o ponto culminante passou a ser apresentações de shows de artistas do cenário nacional e local, tendo como palco, agradável área de laser às margens do riacho Camoxinga, acessível pela pitoresca ponte do urubu. Era uma noite, e eis o terceiro dia.

Mas nem tudo está perdido para os ex-jovens da minha geração. Ainda temos os simpatizantes da velha guarda. Desafiando as adversidades consegue promover os Reencontros a exemplo da “Turma do Pinguim” que realizaram o 33º Reencontro este ano. Uma das idealizadoras e organizadora minha irmã Selma Campos declarou num grupo de rede social: “Chegamos ao número de mais de 400 participantes este ano. É interessante que nem todos que vem determinado ano vem no ano seguinte. Tem também os que nunca vieram, e vem pela primeira vez.” Importante é manter a dinâmica, e incentivar os pais a trazerem a galera mais jovem para que possam dar continuidade. Os tradicionais bailes da juventude, promovidos pelo grupo da melhor idade: Nova Vida. Um grupo de seletos setentões os “Destemidos Desbravadores de Serra” idealizado pelo poeta Remi Bastos realizará sua 7ª edição ainda este mês. Também aos que realizam ano a ano os torneios de sinuca, baralho e outras modalidades esportivas que intrépidas resistem ao tempo E a Gestão Municipal que promove a escolha da rainha da juventude. A esses os nossos aplausos.

No último final de semana momentos significativos chegaram-me através da tela da tevê. A nossa querida rainha Marta entronizada no centro do gramado de um campo de futebol, foi destaque no programa global Esporte Espetacular. Uma retrospectiva de sua vida, a fez voltar no tempo, à sua terra natal, Dois Riachos aqui nas Alagoas. Interagiu com Djavan cantando uma das suas músicas. Chorou, e também nos emocionou ao dizer que devido a infância pobre que tivera não tem uma única foto de quando era criança.

Foi de uma criança que ouvimos a narrativa, numa rede social, sobre os benefícios do uso na culinária e na prevenção de doenças das folhas de Louro [Laurus nobilis] a planta originária da Ásia Menor é uma erva milenar. Dela vem a expressão “Louros da vitória” com ao qual se coroavam imperadores e atletas vencedores de batalhas e competições. Inúmeros são os benefícios para a saúde humana. Entre outras coisas tem propriedade Diurética, anti-inflamatória, anti-séptica, estimulante do apetite; É EMENAGOGA? “O que indicado para provocar Menstruação”; É ANÚRIA? “O que causa a diminuição ou supressão da excreção urinária. Fonte: gourmet.ig.br”

Pensei cá comigo: como pode ter ação DIURÉTICA e ser ANÚRIA ao mesmo tempo? Porque tinha ideia errônea sobre o que viesse a ser: “Diurético são medicamentos que atuam no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração, na eliminação de sódio e reabsorção de água e sais, aumentando com isso a quantidade de urina produzida pelo organismo. Fonte: Google.com.br”

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
FILOSOFIA DO MUÇÃO
TUDO NA VIDA PASSA. Menos a Vontade de Gastar o Dinheiro que Nem Tenho!
Tô Igual a SABONETE: LISO e CHEIROSO!
CORAGEM é Igual FOTO 3X4 Você. Nunca Tem quando Precisa!
HOE É DIA de Pular a CATRACA DO ÔNIBUS. e Ainda Pedir o TROCO!

EXPRESSÕES NORDESTINA Parte 3
A Pouco tempo. = NEXTANTE!
Preste Atenção. = MININO SE ALUI!
Vai ver que Estou Certo. = QUÉ APOSTAR?
Agora que Percebeu? = AGORA QUE TU DEU FÉ?
Que Coisa Feia! = BUNITO PÁ TUA CARA!
Tu Tá Mentindo! = TUA CARA NEM TREME!
Estou Falando a Verdade! = SEM MENTIRA NENHUMA!
Não Posso emprestar Esse Dinheiro! = TEU PAI É OUTRO!
Não Acredito Nisso! = MORDE AQUI PRA VÊ SE SAI LEITE!

Fabio Campos, 18 de Julho de 2023.

Comentários