ESTÁ CALOR, ESTÁ FAZENDO, OU FAZ CALOR?

Fábio Campos

Ao bem da verdade, nenhuma das opções à cima, condiz com a realidade. Se levarmos em consideração o seguinte artigo, que encontramos aqui na internet.

“Bem, você sabia que é errado dizer “como hoje está calor”, “como tal coisa tem calor, “o sol tem calor” Pois é, é errado...Como também não está correto falar “aumenta o volume, por favor”. É errado falar pois calor é diferente de temperatura. Calor está mais associado a ideia de transmissão de energia e não com a ideia de ter energia. Logo calor é uma transferência de energia, ok? Assim, é certo dizer que “o sol emite calor” e não está correto dizer “o sol tem calor” Portanto não existe coisa alguma que tenha calor, mas coisas que emitem ou transmitem calor. Mas e como falar então? O mais correto é dizer que “o grau de agitação intermolecular do ar está em nível elevado”. Mas como todas as pessoas da face da terra não fazem faculdade de física sobra uma outra alternativa. Basta dizer: ‘hoje a temperatura está elevada” mas falar que “hoje está calor” não é correto. Fonte: vinicblog.blogspot.com.br/2008.

A onda de palhaços macabros, a assustar os povos se espalhou pelo mundo. Desde os nórdicos (norte da Europa), indo pelos países iberos (Europa meridional) até nós americanos, de Norte a Sul. Daí surge-nos uma dúvida pertinente de onde vem o termo, a palavra “palhaço”?
“Com suas roupas berrantes e trejeitos que se pretendem engraçados, sua origem é o italiano ‘pagliaccio’; de ‘paglia’, de “palha”. A qual era usada para encher suas roupas coloridas, e deixá-las mais alegres.”

Diante desta afirmativa, só resta-nos acreditar que os primeiros palhaços tiraram a ideia da fantasia a partir dos espantalhos que eram colocados nos cultivos de trigo, milho e outros cereais para espantar os corvos.

Agora, tem uma coisa que eu não sabia...


"Em alguns pontos do Brasil um palhaço ou outra figura fantasiada já foi chamado de “Clóvis”. Não tendo a ver com o nome próprio; talvez deriva do inglês “Clown”, do inglês “sujeito rústico, campesino”, de origem desconhecida. Provavelmente resultou da leitura errada de algum cartaz que anunciava ‘clowns’ no espetáculo. Fonte: origemdapalavra.com.br"

“Traçar a história do palhaço é contar como o circo nasceu, a arte de espetáculo e entretenimento mais antiga que existe no mundo. A data do seu surgimento ninguém sabe ao certo, mas seus fundadores foram os povos nômades. Na época os guerreiros utilizavam a acrobacia como forma de treinamento para dar mais agilidade e força durante as guerras. Já o palhaço vem da antiga função que tinha o bobo da corte de fazer o rei se divertir. O bobo da corte surgiu há mais de 2.500 anos antes de Cristo, de acordo com o Ministério dos Palhaços durante a Dinastia do Faraó Dadkeri-Assi. Fonte: yahoo.com.br/respostas/ by mordor*calo

A palavra da vez é Circo, do Latim (subst.) circus; vem de círculo. Em alusão ao formato dos centros das arenas circenses. Fonte, idem da palavra palhaço.

Entrando no clima do presidente do senado federal vamos formular algumas frases malucas. O dito cujo, o alagoano Renan Calheiros disse esta semana:

“Quem fala demais dá bom dia a cavalo”
“Prefiro ser louco, onde os normais constroem bombas. Raul Seixas”
“Profissão nobre: Cuidadora de idosos” Na foto de Temer (+70) e esposa (-38).

Enquanto isso, na Tevê a humorista, disse que que a palavra ‘Eliseu” era verbo e (tinha) a prova:

“Eu eu
Tu eu
Eles eu”

Fabio Campos, 28 de outubro de 2016.

Comentários