COCA-COLA OU EVANGÉLICO EIS A QUESTÃO?

Fábio Campos

Deu no G1 (websítio da Rede Globo 26.06) “Coca-Cola brasileira tem taxa maior de corante cancerígeno, diz estudo. Valor encontrado ainda está abaixo do limite estabelecido pela Anvisa. Substância é usada no corante caramelo, usado na bebida. Um estudo divulgado nos Estados Unidos pelo Centro de Ciência de Interesse Público (CSPI, na sigla em inglês), nesta terça-feira (26), mostra que as latas do refrigerante Coca-Cola vendidas no Brasil têm a mais alta concentração da substância 4-metil imidazol (4-MI), que, em altas quantidades, poderia levar ao câncer. Na Coca-Cola brasileira a quantidade da substância e de 267 microgramas, No Quênia 177, Canadá 160, Emirados Árabes 155, México 147, EUA 144, Japão 72, China 56 microgramas.
As latinhas analisadas no país apresentaram 267 mcg (microgramas) de 4-MI por 355 ml de refrigerante. A substância é usada na fabricação do corante caramelo. Pelas normas brasileiras, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seu uso é permitido, "desde que o teor de 4-metil imidazol não exceda no mesmo a 200 mg/kg".
A pesquisa foi feita pelo mesmo instituto de pesquisas que, em março fez o mesmo alerta para a substância em latinhas de refrigerante encontradas na Califórnia. Depois disso, a Coca-cola alterou sua fórmula e a taxa de 4-Mi local caiu para 4 mcg por 355 ml.”

Nos anos oitenta, o mundo viu, a audácia do fabricante do refrigerante americano, que se propôs a chegar ao mais longínquo rincão do planeta terra. É bem provável que o projeto da Coca-Cola não acabou ainda, e eles pensem em chegar a lua, no planeta Marte ou sei lá, na Conchinchina.

Esse projeto da Coca-Cola, acabaria criando entre nós meninos da Praça da Bandeira um motivo pra gozar da cara de um colega que tivesse vindo de um lugar muito distante e desconhecido. Aí se dizia:

-Ora! Da onde tu vem, é tão atrasado que a Coca-cola nem chegou ainda!

Outro dia participando de um seminário, na hora do coffee break, dois evangélicos se conheceram e iniciaram um papo. Um dizia pro outro:

“- O pastor falou que nossa igreja, empatou com a Coca-Cola já chegamos em todo lugar do mundo!”

É meu amigo, ambos podem ser bastante prazerosos, refrigerante e sua igreja. Acontece que o primeiro com 1 real você desfruta, já o outro tem que ser 10% de toda sua renda!


Fabio Campos 05.07.2012 Breve no blog fabiosoarescampos.com Conto inédito “UM ASTRONAUTA EM SANTANA”

Comentários