ABRIL, MÊS DA MENTIRA, DA VERDADE...E DA SOGRA?!

Fábio Campos

Decididamente, estamos encerrando o mês mais engraçado do ano. Corroborando tal tese, começa com o dia da Mentira, também dia do Humorismo. Além do que nunca se fecha, será sempre Abril! Ou seja, está sempre “se abrindo”! Se o primeiro é da mentira, o dia três desse mês, é o Dia da Verdade! Sabia disso? Já o nome, do quarto mês do ano, do calendário gregoriano, vem do Latim, Aprilis que significa abrir, referindo-se a germinação das culturas. Outra versão alude o nome, a Afrodite e Vênus deusas do Amor e da paixão.
Sobre o primeiro de abril, ser o dia da Mentira. A web enciclopédia wikepédia diz, que a brincadeira surgiu na França, início do século XVI. Por se comemorar o ano novo em 25 de março naquele tempo, as festas duravam uma semana e terminava no 01 de abril. Depois que mudou o calendário pra esse que existe até os dias de hoje, as mentiras foram tornando-se folclóricas, referidas a antiga data. “April’s Fool Day”, “Dia dos Tolos de Abril” em inglês. Em 1957 uma mentira se tornaria famosa: A rede de radiodifusão e tevê BBC londrina, divulgaria que os fazendeiros suíços comemoravam naquele ano, uma safra recorde de espaguete! Muita gente, mundo afora, ligaria pra saber como fazer uma plantação de espaguete! Pode?

Com o advento da rede mundial de computadores (internet) pegadinhas de primeiro de abril, tomaria conotações ainda mais interessantes. No primeiro de abril deste ano, a Google, anunciaria que seu escritório na China, teria desenvolvido uma ferramenta de teletransporte via ferramenta de busca! Acredite! Não foram poucos os que deram credibilidade a lorota! Até a sisuda Rede Globo, teria entrado na brincadeira: No programa Globo Esporte, no dia do trote, exibiu vídeo onde o Corinthians (time de futebol) comemoraria título de campeão da Copa Libertadores da América, título que o clube nunca conquistou! Isso causaria grande irritação nos torcedores “da fiel”.

O dia 13 de abril, pra mim, é uma data prá lá de especial. Porque foi num dia como esse que nasceu minha avó materna, Amância Bezerra. Nesse dia comemora-se o dia do beijo! Dia dos Jovens e Dia do Hino Nacional.

No 15 de abril de 1912, afundou o transatlântico Titanic. No 19 deste mês, comemora-se o dia do Exército e do índio. As escolas infantis este ano diversificaram além de caracterizarem seus pimpolhos de índio como o fazem todos os anos, os maquiariam também de coelhos da páscoa. O rei Roberto Carlos, aniversaria neste mês, pena que esse ano ficará como um ano triste, pois perdeu uma filha.

O 21 deste mês é feriado nacional, dia do Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier o inconfidente mineiro, que tornou-se o mártir da independência do Brasil. Outros momentos históricos acabariam alinhando-se a este. De antes, o avistar das terras brasileiras pela esquadra de Cabral e de depois, Inauguração da nova capital do Brasil, no planalto central, Brasília. Palavra que seria, nada mais que o aportuguesamento do termo inglês, “brasilian” Que é como os gringos ianques, denominam a nós brasileiros!

Finalmente a data que achei mais interessante: Dia 28 de Abril é Dia da Caatinga, também Dia da Sogra! Meu amigo Tonho Neguinho lá de Senador Rui Palmeira, diz que graças a Deus não corre mais o perigo de ter esse tipo de inseto em sua casa. A sogra dele já passou dessa pra melhor! Inclusive, contamos aqui, ano passado como foi “O Velório da Sogra de Tonho Neguinho”(crônica).

Certa vez, quando a véia ainda era viva, Tonho Neguinho, Creuza e Dona Filomena foram pro Juazeiro do Norte, visitar o meu padinho padre Ciço. Na subida pro Horto, Dona Filomena perdeu o equilíbrio nos degraus, coitada, e lá se vai a véia, bolando escadaria abaixo. Passou por Tonho, e ele nem aí. Nisso, passa Creuza correndo atrás. Não teve jeito, a véia só parou quando chegou ao último degrau, lá embaixo. Toda estrupiada! Braços, pernas, tudo ralado. Um hematoma só! Creuza toda sentida, foi falar com Tonho:

-Mas Tonho! Tu num visse mãe caindo, por que tu não segurou ela homem?

-Vôte! Eu pensei que era uma promessa!



Fabio Campos 27/04/2011 É Professor em S. do Ipanema – AL.

Comentários