Antes de entrar no mérito propriamente dito da crônica de hoje, quero dispensar um pretérito abraço, aos queridos estudantes. Cujo dia, em nosso país, é comemorado em 11 de agosto. Bem como aos pais, cuja data, no Brasil, é comemorada no segundo domingo do mês de agosto.
Abro um parêntese pra citar três cronistas colaboradores deste portal. Djalma Carvalho, pela crônica: “O QUE ERA NÃO É MAIS [10.08.2019]” com sua retórica impecável. Recomendo, pelo prazer proporcionado à leitura de tão belíssimo texto. A professora Luciene Amaral, a qual deliberadamente a intitulo de pedagoga-psicóloga. Pela crônica “TEMOS UM DESAFIO [10.08.2019]”. Nela traz-nos um questionamento tão premente, um problema dos nossos dias, hodierno pepino: “Precisamos gostar de nossa vida”. Realmente cara educadora, precisamos. Recomendo também a leitura.
O terceiro cronista trata-se do psicólogo Diógenes Pereira, não por uma crônica postada aqui. Mas pela oportunidade que tivemos de participar, como ouvinte, de palestra sua, na Escola Estadual Professor Mileno Ferreira, na última sexta-feira [09.08.19]. Trouxe importantes e contemporâneos questionamentos para nossos jovens: Depressão e Suicídio; Estresse, Ansiedade; Adolescência, o desafio das Mudanças físicas, e o polêmico tabu da Sexualidade.
Termos novos? Sim, aprendemos por exemplo que: Autolesão é como devemos corretamente denominar o ato de causar lesões no próprio corpo. Equivocadamente há leigos, como eu, que chamava a isso de automutilação. Nesse caso seria a amputação de um órgão. Aprendemos ainda que Adolescência vem do Latim: “Ad” = para; “olescere” = crescer, “Crescer Para”.
“Avohai é neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”. Na interpretação do cantor é a sabedoria que consegue passar por gerações. O avô de Zé Ramalho teria desempenhado importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico ainda criança.Fonte: google.com.br"
“No Brasil o “Dia dos Pais” é comemorado no segundo domingo de agosto, sendo portanto, uma data variável. Inicialmente a data era comemorada em 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e Avô de Jesus. No Brasil a data foi comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953. Fonte: Google.com.br”
Como se diz “Pai” em outras línguas? “Em Inglês = Father; em Espanhol = Padre; em Francês = Pére; em Alemão = Vater; em Italiano = Padre; em Norueguês = Far. O termo “Papa” usado para designar o Sumo Pontífice, Santo Padre ou Bispo de Roma Francisco, é na verdade o diminutivo de pai, “papaizinho” do Latim ‘pappa’. Fonte: significados.com.br
Como se diz pai em hebraico? “Se escreve com duas letras [que no alfabeto português correspondem a]: “Á” e “V”. Cada letra tem uma pronúncia: Á = Álef; V = Vêt. Em hebraico cada letra tem um significado. A letra ALEF significa “Força; autoridade”; VÊT significa “casa, habitação”. Ou seja: “Pai” em hebraico significa “Força da Casa”. Muito bem, mas por que no alto da cruz Jesus fala “ABBA”, e a Bíblia diz que é pai em hebraico? Porque significa ‘pai’ também. Na verdade uma transliteração do hebraico para o Grego. Fonte: estudodedeus.com.br”
Pra encerrar. Um pouco de humor.De fontes não confiáveis.
TIPOS DE PAIS
Qual é o pai do volante? O pai-nel. O pai dos oceanos? O Pai-cífico. Qual o pai que voa? O pai-ssarinho. E o pai que cai? O pai-raquedas. O que não perde um funeral? O pai-letó. Qual o pai mais preguiçoso do mundo? O pai-rasita. O pai mais engraçado? O pai-lhaço.
JOÃOZINHO
A professora pergunta:
-Que idade tem seu pai?
-Seis anos.
-Impossível!
-Ora! Só quando eu nasci ele tornou-se pai.
-O que faz seu pai?
-Escreve no jornal.
-Ah. É redator?
-Não, ele faz palavras cruzadas.
A mãe chega de viagem. E o garoto conta as novidades:
-Mãe! O pai ontem dormiu com eu.
A empregada o corrige:
-Comigo Joãozinho!
-Não. Com você foi antes de ontem.
Frases Criativas de Vendedores de Balas nos Semáforos:
“Vendo Balas porque não posso vender minha sogra!”
“Não vendo Balas, vendo um dia a dia mais doce.”
Rosas são vermelhas, o céu é azul. Compre minhas Balas porque eu não sei rimar.”
Fabio Campos, 12 de Agosto de 2019.
Comentários