Os que fazem a Escola Municipal Senhora Santana tiveram a honra de receber na tarde da última quarta-feira (30.11) o nobre professor Walter “Santanaoxente”. Nosso amigo, a convite da escola, proferiu palestra com tema escolhido por ele mesmo, num bate-papo informal interagiu com o alunado. Sua retórica versou sobre Cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente, Bulylling, abuso sexual, e esclareceu algumas dúvidas sobre crime e infração infanto-juvenil. Ao abrir espaço para os questionamentos muitos foram os que se propuseram a perguntar, através de bilhetes, já que o palestrante assim propôs.
Mais um ano terminando e nossas esperanças se renovando. Assim como na Educação, na área de Saúde muito os governos tem investido, no sentido de otimizar a qualidade de vida da população. Aplaudamos tais iniciativas: Campanha de combate a Aids, Tuberculose, Câncer de Mama e Próstata, vacinação pra prevenção da influenza A, vacinação gratuita pro sexagenário contra a gripe.
A Escola Municipal Mileno Ferreira recebeu em menos de uma semana, três visitas importantes: a Promotoria de Justiça esteve ali representada pela Doutora Tânia que proferiu palestra pala os alunos, sobre Direitos da Juventude. Da Secretaria Municipal de Saúde foi àquela instituição, uma equipe de odontólogos capitaneados pelo nosso amigo Doutor Ivan Pontes, efetivaram importante bateria de exame no corpo discente para detecção e prevenção de Câncer de boca. Finalmente uma equipe de oftalmologistas do Hopi, hospital de Olhos de Palmeira dos Índios, tendo a frente o Doutor João de Medeiros Neto numa parceria com o município efetivou entre todos que fazem a escola e até populares, campanha de prevenção da Catarata e Glaucoma. Aplaudamos os que tornam tais eventos possíveis. Enfim parabéns a todos.
Engraçado, antigamente era comum, com as proximidades de final de ano víamos a placa numa determinada repartição ou loja, ou mesmo ouvíamos, alguém utilizar a expressão: “Fechado para Balanço”. Isso é coisa do passado! Hoje em dia se faz balanço e reforma com tudo funcionando a pleno vapor! O máximo que se faz é colocar uma plaquinha de “Desculpe-nos os transtornos!” Isso nos faz lembrar de alguns fatos pitorescos com relação ao tema Balanço. Nosso amigo Tonho Neguinho, lá da terra onde Frei Damião batizou de Riacho Grande, um fim de ano desse, resolveu fazer um balanço dos últimos dez anos e chegou a seguinte conclusão:
-Nos últimos dez anos, ganhei e também perdi.
-Como assim Tonho?
-Perdi os dentes, o cabelo, e a vergonha! Em compensação ganhei um papagaio, um disco, e uma pedra preciosa! Do papagaio só resta o bico tá na coluna!O disco tá numa hérnia e a pedra de tão difícil, foi parar nos rins!
E completava:
-Pobre é o bicho mais parecido com gente! Pra ganhar benefício do governo diz que não tem nada, quando dá uma enchente no riacho diz que perdeu tudo!
Fabio Campos 06.12.2011 Conto “O Sobrado” no fabiosoarescampos.blogspot.com
Comentários