A FORÇA QUE HÁ NAS LETRAS

Fábio Campos

Recebi recentemente, pela rede social watsapp, mensagem onde um apresentador de programa de tevê, falava da força que tinha a letra “jota”. Num trocadilho bem feito, discorria sobre os reveses desta letra, mormente as ilustres figuras que passaram por Brasília, desde Juscelino Kubistchek, passando pela lava-Jato e encerrando com Rodrigo Janot.

Ao digitar no Google: “Força de uma palavra” encontrei uma crônica de minha autoria, publicada [aqui, e também] no site “Minuto Sertão” datada de 27/10/2015: “PALAVRA TEM PODER: Sinta a Força do JOTA”. A qual reproduzimos aqui melhor parte:

“Na Bíblia vamos encontrar desde o Velho Testamento até os Evangelhos, referências sobre o poder e a força da palavra: João Cap 1 vs1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Mateus 4:4: “Está escrito: nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” E mesmo uma simples letra, ou sinal gráfico: “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Mateus Cap.5,vs.18.”
Em tempo lembremos que o nome Jesus começa com uma letra Jota, mas somente em português, porque em Hebraico e Aramaico (a língua falada por Jesus) seu primeiro nome se escreve com “Y” ‘Yesu’, ‘Yeshua’ em Latim é escrito assim: “Iesus”. O que vem ratificar a inscrição I.N.R.I. no alto da cruz em Latim (língua dos romanos) que quer dizer: Jesus Nazareno Rei dos Judeus.” [sic]

Na crônica anterior falamos sobre um jogo lúdico cujo objeto é a palavra. Mas não esclarecemos sobre o significado de Adedonha: vem do modo como a brincadeira começa. Os participantes [geralmente em número de dois] balançam as mãos fechadas e dizem a palavra: “A-dedo-nha” “A” primeira palavra do alfabeto, “Dedo” a contagem dos dedos que serão mostrados define a letra a se jogar. E “Nha seria corruptela de “Já” Ordem para os jogadores mostrarem a quantidade de dedos no sorteio.”

Estamos vivendo, enquanto cristãos, um tempo especial, o qual o calendário litúrgico chama de “Advento”.

Advento (Do Latim ‘Adventus’: “chegada”, do verbo Advenire: “chegar a”) é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa. Onde os fiéis esperam o Nascimento de Jesus Cristo. Wikipédia.org.br

O tempo do Advento atinge seu ponto culminante com a “Epifania do Senhor”.

Mas o que é Epifania? “Significa aparição ou manifestação. Do ponto de vista filosófico, a Epifania significa “sensação profunda de realização” no sentido de compreender a essência das coisas. Os ingleses costumam utilizar; “I just had an epiphany” no sentido de “Pensamento indescritível e único.”

Na Bíblia Epifania é o episódio em que a apresentação de Jesus Cristo ao mundo, através da chegada dos Reis Magos trazendo seus presentes. Etimologicamente este termo se originou a partir do grego e “epiphanéia” que pode ser traduzido literalmente como “manifestação” ou “aparição”.

Os exegetas, estudiosos das Sagradas escrituras pelo lado científico e religioso, chegam a afirmar que Jesus Cristo teria nascido no mês de Janeiro, e não em Dezembro como comemoramos.

Pra encerrar:
Meu amigo Paulo Décio, postou mensagem num grupo nosso de watsapp:

“O” de Oséas: [Publicação da coluna PODER SEM PUDOR de um jornal alagoano] O deputado Oséas Cardoso foi um dos maiores líderes políticos da história de Alagoas. Temido e respeitado foi conduzido várias vezes a câmara dos deputados. Depois fixou residência em Brasília. Ele jamais esquece um dia em que compareceu a um comício em Arapiraca. No agreste alagoano foi apresentado assim, pelo líder local: “Este, todos já conhece. Suas iniciais falam por ele: “O” de honestidade e “C” de sinceridade. Com a palavra, o dr. Óseas Cardoso!”

Fabio Campos, 09 de Dezembro de 2017.

Comentários