O título da nossa crônica de hoje, claro, apenas apelativa. Um jogo de marketing, de cronista que acha que estaria decadente de leitores[rsrs]. Bom, mas se você chegou até aqui, obrigado. Continue lendo-nos. Não vamos tratar [diretamente] da política. Porque ninguém aguenta, vinte e quatro horas por dia, sete dias da semana, quatro semana por mês, só esse assunto. Mas, o que seria mesmo ser de “Direita” “Esquerda” ou de “Centro”?
Existem muitos sites sobre o tema. Escolhemos um que julgamos ‘expert’ no assunto: o “Estadão” política.estadao.com.br Veja o que diz:
“Quem é de centro se situa a meio caminho entre as oposições, podendo também ser de ‘Centro-direita’ ou ‘Centro-esquerda’, assim como há os de ‘Extrema-direita’ ou ‘Extrema-esquerda’ ou simplesmente de Direita ou de Esquerda. Quem fica no meio dessa classificação é de ‘Centro’.
A meu ver, para quem não estar interessado em saber do que se trata, a definição a cima é perfeita. Mudando de assunto, no meu blog publiquei agora a pouco, mais um Conto intitulado “DEBAIXO DOS PÉS” há nele um personagem, que por motivos óbvios, dei o nome fictício de “Fulano de Tal”. Já esclareci numa crônica passada, mas não custa relembrar. De onde vêm os termos: Fulano, Beltrano e Sicrano?
“Cada um tem uma origem diferente. “Fulano” vem do árabe ‘fulãn’, que significa “tal”. Por volta do século 13 os espanhóis usavam ‘fulano” como pronome: fulana casa (tal casa). Fulano sujeito (tal sujeito). No português “fulano” virou substantivo e até derivou para a forma “fuão” em Portugal. “Beltrano” vem do nome próprio ‘Beltrão’ ou Beltrand de origem francesa, que se popularizou graças as novelas de cavalaria da era medieval. A origem do “Sicrano” a mais difícil de precisar. Surgiu quando ‘fulano’ e ‘beltrano’ já estavam consolidados, na língua portuguesa. Há três hipóteses para a origem: ‘sicra’ pode, tanto se tratar de um derivado da palavra ‘securu’, do Latim, do desfiguramento de um nome próprio, ou ainda de uma mistura de ‘zutano’ e ‘citano’ - corruptela equivalente a ‘fulano’ e ‘beltrano’ em espanhol. Fonte: Google.com.br
Mas, e em inglês? Como se fala Fulano e Beltrano na língua do tio Sam? “Em inglês quando queremos nos referir a uma pessoa genericamente falamos “John Doe” que seria nosso “fulano”. Mas quando quiser referi-se a várias pessoas “sicrano’ e ‘beltrano usa-se “Everyone”. É aceito também “So-and-so”. Fonte: englishexpert.com.br
Mudando de assunto. Por que no Brasil 12 de outubro é Dia da Criança? Porque no dia 12 de outubro de 1923 a capital federal, no caso, o Rio de Janeiro, sediou o Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte o deputado federal Galdino do Vale apresentou proposta de lei que instituiria o 12 de outubro, como dia da criança. Quanto a ser o dia de Nossa Senhora Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, todos nós cristãos sabemos.
Ainda a respeito das crianças. Ao ouvi-las cantarem algumas músicas infantis na escola. Fui pesquisar, veja:
Não está correto cantar:
“Mariana contra um/ Mariana contra dois...”
“Fui na esponja buscar meu chapéu.”
O certo é:
“Mariana conta um/Mariana conta dois...”
“Fui na Espanha buscar meu chapéu.”
Pra encerrar:
O Bode Gaiato cantando musica infantil:
“Azuní o pau no gato t - ó - tó”
Aviso no watsap:
“Alugo casa com ÁGUA e ‘LUIZ’ incluso”
Aí, um provável interessado perguntou: E o “Luiz” fica na casa é?”
Fabio Campos, 13 de outubro de 2018.
P.S. Conto inédito no nosso blog: DEBAIXO DOS PÉS.
[Nosso endereço: fabiosoarescampos.blogspot.com] Visite-nos!
Comentários