JINGLE - ESSA MUSIQUINHA PEGA

José Ailson Ferreira Leite

Essa é uma palavra de origem da lingua inglesa que se refere a uma mensagem de uma maneira musicada, esse tipo de propaganda surgiu no ano de 1926 lá nos Estados Unidos, para uma marca de cereal para café da manhã chamado "Wheaties" no qual o slogan da mesma foi "Para um café da manhã de campeões".

No ano de 1932 o Jingle foi trazido para o Brasil, por nada mais, nada menos que Ademar Casé, ele ficou conhecido naquele ano como o "Homem que prostituiu o rádio" e veiculou pela primeira vez um jingle no Brasil através do seu programa na época. O auge do Jingle nos Estados Unidos foram nos anos 50, época essa conhecida como o bom econômico.

O Jingle cresceu fortemente no Brasil com o surgimento dos canais de tv, que fizeram grandiosíssimas produções para divulgar diversos produtos; automóveis, alimentos, produtos de limpeza e etc. sendo mudado
apenas a sua nomenclatura de "Jingle" para "Vinheta" e que com o passar dos anos se tornou tanto no rádio como na tv "springle" uma mistura de uma parte cantada com uma parte falada.

O Jingle não poderia ser tão bem aproveitado como pelos criadores brasileiros, pois a infinidades que ouvimos pelo rádio ou vemos na tv é a perder de vista, hoje em dia é são poucas as mais diversas marcas, empresas ou quaisquer outros que não usam o Jingle para chamar atenção e vender seus produtos, pois uma coisa que brasileiro gosta é música.

Mas se tem alguém que ama o Jingle, não existe mais do que político, bastou chegar o ano de eleição e ele já começa a coletar material de campanha, e sua preocupação maior é a trilha sonora de sua campanha, pois os Jingles tem como marca registrada o uso de músicas que fizeram ou fazem sucesso, e uma outra é usar os famosos refrões "grudes" ou seja, aqueles refrões que pegam, que mesmo quando não queremos escutamos em nossa mente.

É difícil dizer ao certo quanto se movimenta nesse mercado, pois os Studios de gravação não param durante a campanha eleitoral, muitas vezes um político aproveita que sua campanha está indo bem e faz encomenda de outros, e assim neste período gera-se milhões em faturamento, e deixa as ruas mais apimentadas e ao mesmo tempo poluídas sonoramente, não por se tratar de um jingle, mas por muitas vezes os carros de som se encontrarem e misturar os sons.

Hoje o jingle virou que uma coisa indispensável, pois as grandes marcas de produtos dos mais variados tipos se renderam a esse formato de divulgação, são eles os famosos comerciais, e o formato mais atual permite que a música leve a mensagem a qual o produto deseja transmitir e ao mesmo tempo que seja feita a referência daquilo que o produto dispõe. O mais importante disso tudo é que a cada ano que passa a tecnologia ajuda a melhorar cada vez mais a nossa vida, seja ela pessoal ou profissional.

Não importa se comercial ou político o jingle tem nos ajudado a entender com a música a linguagem que muitas vezes era incompreensível do modo falado, pois o texto só em si nem sempre ajuda a vender o produto, ou no caso desse ano conquistar um voto, claro que não depende só da música pra ganhar, mas sim do trabalho e do caráter, mas com certeza ajuda a fazer uma campanha mais divertida e mais animada.

Alison Leitte: músico, multinstrumentista, intérprete, regente, produtor de áudio e colunista.

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