Santana do Ipanema - quarta, 20 de setembro de 2017
  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 
Manoel Augusto
Conheça o colunista Fale com o colunista
 

23/03/2015
SANTANA DOP IPANEMA, A CIDADE DAS 7 COLINAS!...
 
Santana a cidade das 7 colinas ???

Santana do Ipanema, “a cidade alagoana das 7 colinas”, me lembra Roma e Stmbul... não acredita??? Tá rindo de que???... Veja só: Serrote da Micro Ondas; Serrote do Cruzeiro; Alto da Floresta; Serra dos Macacos, Alto da Fé; Serra do Gugi e Serra da Camonga, e ainda nos restam outras colinas!? Roma e Stambul são enternecedoras. Falo não apenas pela grandiosidade de ambas. Roma, a cidade do amoR, a capital de uma potencia Européia e a chefia do Catolicismo. Foi capital do mundo antigo, espraiou domínio sobre muitas Nações, consagrada como uma das bases da cultura européia, dominando as artes a arquitetura e hoje uma das fontes do “design moderno”. Stambul, assim como Roma, é portadora de uma história milenar, complexa e muito curiosa, notadamente pela sua situação geo- estratégica entre os continentes Europeu e Asiático. Suas colinas, assim como as de Roma são admiráveis, com monumentos históricos, castelos e templos, na primeira Católicos, em Stambul representadas pelas Mesquitas Muçulmanas e seus Minaretes.
Santana do Ipanema, a jovem e pequenina povoação tem suas Colinas devoradas pela saga destruidora do meio ambiente, quando na verdade poderiam expressar nosso amor pela natureza e pelo nosso próprio bem estar. São “serrotes pelados”, segundo a linguagem popular, até a IGREJINHA construída com o esforço da comunidade santanense, na colina Alto do Cruzeiro, vem sendo destruída pelo vandalismo hoje tão comum em nosso País. Enquanto as outras se promovem e se consolidam a cada momento, nós aqui regredimos.
Nasci, andei e morei em outras plagas, hoje vivo em Santana, enquanto Roma e Stambul , visito-as ocasionalmente, entretanto a primeira, originalmente denominada de Freguesia de Santana Anna da Ribeira do Panema, surpreende-me a cada momento. Ora pelo lixo que “ornamenta” suas ruas e principalmente o sofrido rio Ipanema e o riacho Camoxinga, ora pelo congestionamento de veículos, dificultando e até impedindo o trânsito , pela ocupação das praças e das pontes com barracas comerciais, algumas construídas em plenas vias públicas, invasão de calçadas e uma desorganização absurda da feira, cujos dias originalmente escalados são: sábados e 4ªs. feiras, na verdade os feirantes ocupam as ruas também nas 5as e sextas feiras, sendo que alguns outros deixam as bancas nas ruas quase que permanentemente , sem se falar da falta geral e absoluta de higiene. O descontrole é tal que um certo Prefeito ao ser questionado por um então fiscal da Prefeitura sobre a dificuldade em receber as taxas municipais da instalação das barracas e pelo conseqüente atraso do seu salário, recebeu como resposta de sua Excelência: cobre as taxas pra você!!! Eu fiquei pasmo diante de tal atitude e expressei minha sublevação. Não sei se tal atitude foi revogada em seguida... ou se chegou a ser implementada. Outras atitudes assumidas na sua gestão permitiram a ocupação de praças, pontes e até de parte do leito do rio Ipanema, estimulando o favelismo. Os demais Gestores municipais fizeram vistas grossas e deixaram que se consolidasse uma política urbana agressiva e desrespeitosa. Pra se ter uma idéia, há construções em calçadas e em plena via pública. Os pedestres em vários bairros trafegam pelo meio da rua, submetido-os ao risco de acidentes. Cadeirantes? Esses são absolutamente impedidos de andar em várias ruas da cidade. Quando falamos aos setores da Prefeitura, ouvimos desculpas e argumentos esfarrapados sempre atinentes a “boa” política de interesse eleitoreiro. A implantação do Plano Diretor elaborado a mais de 6 anos, foi ignorado pela própria gestão que o elaborou. A criação da Região Metropolitana do Médio Sertão que tem Santana do Ipanema como cidade pólo, está dormindo nos arquivos da Prefeitura, e em razão disso, a nossa cidade corre o risco de perder sua liderança. Vários empreendimentos para aqui destinados foram transferidos para municípios vizinhos, no setores, Educacional, Econômico, sócio/cultural e até político.
Alguma coisa temos que fazer para retomarmos ao nosso destino, que acredito não seja o de fracasso!!!


Últimas publicações
- Jogos de azar !!!???
- SANTANA DOP IPANEMA, A CIDADE DAS 7 COLINAS!...
- Diário de um Caipira - Paris
Colunistas
Antonio Machado
FASCÍCLOS QUE FASCINAM
Archimedes Marques
DELEGADO ARCHIMEDES CONTRA O MATA SETE
Augusto Ferreira
Solidariedade começa com pequenos gestos
Carlindo de Lira
INTERIORIZAÇÃO versus METROPOLIZAÇÃO
Carlito Lima
SOCORRINHO
Cicero de Souza Sobrinho (Prof. Juca)
Fabulosa
Clerisvaldo B. Chagas
Resposta Benigna a Machado
Djalma Carvalho
TRAVESSURAS DE ZÉ MALTA
Fábio Campos
LERÊ, LERÊ, LERÊ, LERÊ...
João do Mato
O QUE É UM PROBLEMÃO PODE TORNAR-SE UMA SOLUÇÃO
Joaquim José Oliveira Chagas
RETALHOS DE UM PAÍS
José Ailson Ferreira Leite
ESPECIAL SEMANA SANTA - DOMINGO DE PÁSCOA
José Antônio (Toninho)
Cirurgiões-dentistas ganham autorização para solicitar exames complementares
José Avelar Alécio
ENSINO PÚBLICO DE ALAGOAS x ENEM
José de Melo Carvalho
AFONSO ALECIO GOMES, UM BANCÁRIO EXEMPLAR
José Malta Fontes
POR QUE EU?… CAÇULA
José Vaneir Soares Vieira
VIII - A TERRA E O CÉU FUGIRAM DE DEUS - i
Luciene Amaral da Silva
DETALHES
Manoel Augusto
Jogos de azar !!!???
Maria Lúcia Nobre dos Santos
RIO BALDO
Marta Alves Lemos
Desabrochando pra vida!
Paiva Netto
Desarmar os corações
Pe. José Neto de França
A IGREJA NÃO É CASA PARA PERFEITOS, MAS UM HOSPITAL PARA ENFERMOS
Pedro Cardoso Costa
ABRAÇO DE AFOGADOS
Rogivaldo Chagas
A NATUREZA DAS ESCOLHAS
Sibele Arroxellas
TAMBORIM

Últimas Atualizações
LERÊ, LERÊ, LERÊ, LERÊ...
FASCÍCLOS QUE FASCINAM
Desarmar os corações
 
© 2001/2017 - Portal Maltanet - Todos os direitos reservados