Santana do Ipanema - domingo, 30 de abril de 2017
  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 
Fábio Campos
Conheça o colunista Fale com o colunista
 

02/04/2017
QUAL É O NOME DA MÚSICA?
 
De onde vem à crônica? É tão antiga, que no livro sagrado: a Bíblia, existe logo dois livros, com o nome deste estilo literário. Na enciclopédia mundial wikipédia aqui da internet diz que ela é: “uma narração curta produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja em jornal, revista e rádio. Sua finalidade utilitária: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim no transcurso de semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem.”

“A palavra crônica deriva do Latim ‘Chronica’ significava no início do Cristianismo o relato de acontecimentos em sua ordem temporal (cronológica). A crônica como hoje se apresenta apareceu pela primeira vez em Paris na França em 1799 no “Journal des Débats” e tomou características próprias no Brasil. Geralmente apresenta linguagem simples, espontânea. Muitas vezes é escrita em tom humorístico.”

E o porquê das Doenças Crônicas? Segundo o site ‘significados.com.br’ “Doença crônica é aquela que persiste por períodos superiores a Seis Meses, e não se resolve em um curto espaço de tempo. São exemplos: Diabetes, Alzheimer, hipertensão, asma etc.”
Como vemos o termo ‘crônica’ está sempre relacionado a tempo.Pegando gancho, sobre tempo, vamos compor nossa crônica de hoje. Ao ler algumas notícias aqui, no web tablóide MSN, observamos que: Os acontecimento ocorrido em todo o Mundo, de todos os Tempos, nunca tornam-se velho, antigo ou ultrapassado. Senão vejamos estes aqui, publicados nos últimos dias:

“Nova York – O FBI divulgou imagens inéditas que mostram o combate ao incêndio na sede do Departamento de Defesa dos EUA, o Pentágono. E o cenário de devastação que restou no dia 11 de setembro de 2001, horas depois de dois aviões se chocarem contra as torres gêmeas do Wolrd Trade Center, em Nova York. As fotos foram publicadas na seção “FBI Records: The Vault” no site da agência.”

Vejamos esta outra: A um ano, de comemorarmos o Centenário do fim da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), o msn publica:

“Curiosidades sobre a Vida de Adolf Hitler” E aí descobrimos que o estadista austríaco teve o “privilégio” de participar das duas Guerras Mundiais” Das 17 curiosidades que estão lá, separamos estas: “Hitler quando criança, era conhecido como o pequeno “Adi”. Abreviação do seu prenome; Hitler “matava” [já estava no sangue!] aulas, para ouvir ópera, seu compositor preferido era Richard Wagnere; Hitler era pintor de quadros antes de ingressar nas forças armadas, foi rejeitado duas vezes pela Academia de Artes de Viena, em 1908, ele mesmo compunha as gravuras dos seus cartões postais; Adolescente, Hitler foi apaixonado por uma jovem chamada Stefanie Isak, de origem judaica[!]; Quando lutou na 1ª Guerra Mundial usava um bigode tão grande e pontudo que precisava retorcer para caber dentro da máscara de gás usada em combate; Ganhou duas medalhas por bravura, na 1ª Grande Guerra.”

E mais esta:
“Papa Francisco considerou nesta sexta-feira (31.03), que o estudo contemporâneo de Martinho Lutero, que provocou o cisma da igreja cristã no século XVI, permitiu detectar “tudo o que foi positivo e legítimo na Reforma” Para os 500º aniversário da reforma, a comissão para o diálogo entre católicos e protestantes publicou um documento que insiste no fato de que Lutero não tinha intenção de dividir, mas de reformar a igreja.”


Mudando de assunto:
E, o cantor e compositor americano Bob Dylan, ganhou o premio Nobel de Literatura 2016. Deu no G1: A academia Sueca no sábado a tarde (01.04) lhe concedeu o prêmio [que inclui, diploma, honrarias e a bagatela] de 8 milhões de Coroas suecas, o equivalente a 800 mil euros por sua poesia.

E aí perguntamos: Que poesia? Alguém sabe? Sendo tão famosa assim, por que a matéria não publicou ao menos uma? Dele, lembro de algumas músicas: “Blowin the Wind”(1963) de muito sucesso, teve versão em português: “Quantas estradas o homem precisará andar/ Até que possam chama-lo de homem?/ Sim, e quantos mares uma pomba branca precisará sobrevoar/ Até que possa dormir na areia/ Sim, e quantas balas de canhão precisarão voar/ Até serem para sempre banidas?/A resposta meu amigo, está soprando ao vento/ A resposta está soprando ao vento”

Pra encerrar. Lembrei-me de duas piadas antigas, sobre o tema: ‘Tempo’. Publicadas no Almanaque da Fé Cristã (1969). E na revista “Renovação Cristã”(1973) [Engraçado: nem piada, fica velha!]

“Um sujeito no cinema adormece. E acorda justo no momento em que um dos protagonistas do filme diz:
-Meu amor. Estamos aqui há uma semana!
E o espectador sonolento:
-Vixe! O que vou dizer quando chegar em casa!”

“Um sujeito consegue um diálogo com Deus. E resolve lhe perguntar:
-Mestre! O que para ti significa, um milênio?
-Apenas um minuto.
E um milhão de dólares?
-Um centavo.
-Mestre! Dá-me um centavo!
-Espera um minuto."

Fabio Campos, 02 de Abril de 2017.



Últimas publicações
- DIFÍCIL DE ACREDITAR, PORÉM É VERDADE!
- QUAL É O NOME DO LIVRO?
- QUAL É O NOME DA MÚSICA?
Colunistas
Antonio Machado
CENTENÁRIO DE DAVID NASSER
Archimedes Marques
DELEGADO ARCHIMEDES CONTRA O MATA SETE
Augusto Ferreira
Solidariedade começa com pequenos gestos
Carlindo de Lira
INTERIORIZAÇÃO versus METROPOLIZAÇÃO
Carlito Lima
SOCORRINHO
Cicero de Souza Sobrinho (Prof. Juca)
Fabulosa
Clerisvaldo B. Chagas
Resposta Benigna a Machado
Djalma Carvalho
FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS
Fábio Campos
DIFÍCIL DE ACREDITAR, PORÉM É VERDADE!
João do Mato
O QUE É UM PROBLEMÃO PODE TORNAR-SE UMA SOLUÇÃO
Joaquim José Oliveira Chagas
RETALHOS DE UM PAÍS
José Ailson Ferreira Leite
ESPECIAL SEMANA SANTA - DOMINGO DE PÁSCOA
José Antônio (Toninho)
Cirurgiões-dentistas ganham autorização para solicitar exames complementares
José Avelar Alécio
ENSINO PÚBLICO DE ALAGOAS x ENEM
José de Melo Carvalho
AFONSO ALECIO GOMES, UM BANCÁRIO EXEMPLAR
José Malta Neto
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
José Vaneir Soares Vieira
VIII - A TERRA E O CÉU FUGIRAM DE DEUS - i
Luciene Amaral da Silva
O DESAFIO DE UMA VIDA SAUDÁVEL
Manoel Augusto
Jogos de azar !!!???
Maria Lúcia Nobre dos Santos
RIO BALDO
Marta Alves Lemos
Três amores
Paiva Netto
Roteiro do êxito na vida
Pe. José Neto de França
EU, LIVRE A FAZER-ME
Pedro Cardoso Costa
REFORMA DA PREVIDÊNCIA: QUAL EMPREITEIRA ESTÁ BANCANDO?
Rogivaldo Chagas
A NATUREZA DAS ESCOLHAS
Sibele Arroxellas
E dois anos se passaram...

Últimas Atualizações
FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS
CENTENÁRIO DE DAVID NASSER
DIFÍCIL DE ACREDITAR, PORÉM É VERDADE!
 
© 2001/2017 - Portal Maltanet - Todos os direitos reservados